Pular para o conteúdo principal

Hotéis em Crato atingem média de 71% de ocupação durante o Carnaval

  De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo do Crato, a segunda edição do Crato Estação da Folia impulsionou o setor hoteleiro do município, alcançando uma média de 71% de ocupação em hotéis e pousadas durante o período festivo. Alguns estabelecimentos, inclusive, registraram lotação máxima, chegando a 100% de ocupação. O resultado demonstra o fortalecimento do evento no calendário regional e ressalta o compromisso da gestão municipal em consolidar o Crato como um importante polo turístico do interior do Ceará. Segundo a executiva da pasta, Anny Callou, esse índice caminha junto com a geração de oportunidades no município. "Turismo é economia. Esse dado é muito importante, pois não influencia apenas a rede hoteleira, mas toda a cadeia que movimenta a economia da cidade", declarou. A expectativa da Secretaria é que, com o crescimento do evento e o fortalecimento das políticas de turismo e cultura, os próximos anos apresentem índices ainda mais expressivos, ampliando o fl...

Prefeitura de Fortaleza fortalece Rede de Atenção Psicossocial e amplia combate a drogas e alcoolismo

 

Prefeitura de Fortaleza fortalece Rede de Atenção Psicossocial e amplia combate a drogas e alcoolismo

Ampliação de equipes, reformas nos CAPS e novos investimentos reforçam cuidado em saúde mental no município


Compartilhe:

Nesta sexta-feira (20/02), Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), convida a população à reflexão sobre os cuidados com a saúde mental e a importância da prevenção aos vícios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é um problema de saúde pública.

Para a gerente da Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza, Núbia Caetano, a data reforça a necessidade de ampliar o debate. “É fundamental que a sociedade compreenda que a dependência química é uma questão de saúde e não de julgamento. Falar sobre prevenção, fortalecer vínculos e garantir acesso ao cuidado são passos essenciais para reduzir danos e promover qualidade de vida”, destaca.

Visando ofertar ações preventivas e tratamento adequado às vítimas dessas doenças, a Prefeitura iniciou, em 2025, um plano de ação para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Entre as principais medidas estão a convocação de 260 profissionais exclusivos para a RAPS, além de reformas estruturais nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas Residências Terapêuticas (RT) e nas Unidades de Acolhimento (UA).

Segundo a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, os investimentos reafirmam o compromisso da gestão com o cuidado com a saúde mental. “Temos investido permanentemente na ampliação das equipes, na requalificação dos CAPS e no fortalecimento da rede de cuidados, ofertando um atendimento mais digno e resolutivo à população”, afirma.

Capacitação e inclusão produtiva

Usuários dos CAPS de Fortaleza participaram neste mês de capacitação voltada ao desenvolvimento econômico e reintegração social. Os cursos foram de confecção de bijuterias, artesanato em sandálias, bolos caseiros e marmitas comerciais.

A iniciativa integra o Plano Fortaleza Inclusiva, por meio dos programas Saúde que Cuida Fortaleza e Autonomia Econômica, e é fruto de parceria entre o Gabinete da Primeira Dama de Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Fortaleza conta atualmente com 16 CAPS, distribuídos da seguinte forma: sete CAPS Álcool e outras Drogas, seis CAPS Geral e três CAPS Infantis.

Os CAPS AD atendem pessoas a partir de 16 anos em sofrimento psíquico intenso decorrente do uso de álcool e outras drogas. Os três CAPS Infantis também atendem adolescentes com este tipo de problema, além de outras condições que impactam o convívio social e a construção de projetos de vida.

O acesso aos CAPS pode ocorrer diretamente (porta aberta) ou por encaminhamento de serviços da Rede Municipal de Saúde. Para o acolhimento, é necessário residir em Fortaleza e apresentar documento de identificação.

Pessoas com transtornos mentais leves e moderados, em condição estável, devem procurar atendimento em um dos 134 postos de saúde do município, onde são acompanhadas pelas equipes da Atenção Primária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.