Prefeitura de Icó atende recomendação do MP e rescinde contrato com empresa de iluminação por risco de dano aos cofres públicos

Após atuação do Ministério Público do Ceará, a Prefeitura de Icó acatou a Recomendação expedida pela 4ª Promotoria de Justiça da comarca e rescindiu, na última sexta-feira (13/02), contrato com a empresa Lumiere Lux Energia Ltda, que previa pagamento estimado em R$ 3.349.753,32 para melhoria e ampliação do parque de iluminação pública do município. A medida foi adotada após o MP constatar que a cidade já possui contrato vigente com outra empresa com a mesma finalidade no valor de R$ 7.402.535,63, o que poderia resultar em dano ao erário municipal.
No documento, o MP apontou que o Município firmou contrato com a empresa Lumiere Lux Energia Ltda., em 04 de setembro de 2025, mesmo tendo prorrogado até 12 de agosto de 2026 o contrato com a empresa Edjalma Moreira da Cunha – ME (SETA Serviços Técnicos e Arquitetônicos), cujo objeto era significativamente similar, já que ambos são referentes às ações de eficiência, modernização e ampliação do parque de iluminação pública municipal. Para a Promotoria, quando há sobreposição de prazos de vigência, é necessária comprovação técnica de que não existe duplicidade na execução nem gasto indevido de recursos públicos.
O Ministério Público continuará acompanhando o cumprimento das medidas adotadas pela administração municipal para garantir que não haja novas contratações ou aditamentos com objeto idêntico ou similar, sem prévia justificativa técnica de necessidade, vantajosidade e ausência de sobreposição, acompanhada de parecer jurídico.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.