Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que o esgoto lançado no mar de Fortaleza pode retornar à população por uma via pouco perceptível: o ar. O estudo identificou bactérias de origem intestinal humana tanto na superfície do oceano quanto em bioaerossóis, partículas microscópicas lançadas na atmosfera pelo rompimento de bolhas e pela ação das ondas na costa. A descoberta amplia a compreensão dos impactos da poluição por esgoto em áreas urbanas litorâneas. Os pesquisadores coletaram amostras em pontos próximos à foz do Riacho Maceió, no Mucuripe, durante as estações seca e chuvosa, que mostraram a presença recorrente de enterobactérias, presentes no intestino humano e associadas à contaminação por material fecal. Mais de 70% dos microrganismos foram identificados tanto na água quanto nos aerossóis marinhos, indicando uma conexão entre a contaminação das águas costeiras e a qualidade do ar na orla. Ao todo, foram identificados 29 grupos bacterianos, incluind...
POLÍTICA
"O carnaval é sem dúvida a festa mais democrática do país. É no carnaval que milhões de brasileiros/as encontram espaço físico e sociocultural para expressar suas alegrias, artes, talentos musicais e críticas ao modus vivendi. Os foliões granjenses usaram o último baile de carnaval para expressar a desaprovação ao carnaval da cidade e ao novo prefeito eleito Esmerino Arruda.
Desse do inicio do carnaval esse blog tem recebido inúmeros comentários reclamando da organização do carnaval granjense 2009. A atração maior do carnaval da cidade foi o rio Coreaú durante o dia, já que não houve incentivos aos blocos e as bandas não eram de interesse público. Mesmo assim muitos foliões seguraram a peteca e marcaram presença na beira rio e na praça.
Porém, ontem, quando o prefeito da Granja subiu no trio elétrico para dar uma palavrinha os foliões não contaram pipocas. Mandaram vaias! Talvez a fantasia de velho novo do prefeito não tenha mais tanta graça, nem mesmo em período de carnaval, onde a irreverência e o bizarro sempre são bem aceitos.
Já é a segundo vez que um prefeito da Granja é vaiado em praça pública. Por que será? O primeiro a inaugurar a vaia na mesmo praça foi o ex-prefeito Geovane Brito e agora o seu sucessor experimentou o mesmo prato. Será que virou moda aqui? Talvez se o carnaval tivesse sido planejado com a participação do povo, em vez de vaias o resultado poderia ter sido outro."
Fonte:Texto reproduzido do Blog Granja Ceará
"O carnaval é sem dúvida a festa mais democrática do país. É no carnaval que milhões de brasileiros/as encontram espaço físico e sociocultural para expressar suas alegrias, artes, talentos musicais e críticas ao modus vivendi. Os foliões granjenses usaram o último baile de carnaval para expressar a desaprovação ao carnaval da cidade e ao novo prefeito eleito Esmerino Arruda.
Desse do inicio do carnaval esse blog tem recebido inúmeros comentários reclamando da organização do carnaval granjense 2009. A atração maior do carnaval da cidade foi o rio Coreaú durante o dia, já que não houve incentivos aos blocos e as bandas não eram de interesse público. Mesmo assim muitos foliões seguraram a peteca e marcaram presença na beira rio e na praça.
Porém, ontem, quando o prefeito da Granja subiu no trio elétrico para dar uma palavrinha os foliões não contaram pipocas. Mandaram vaias! Talvez a fantasia de velho novo do prefeito não tenha mais tanta graça, nem mesmo em período de carnaval, onde a irreverência e o bizarro sempre são bem aceitos.
Já é a segundo vez que um prefeito da Granja é vaiado em praça pública. Por que será? O primeiro a inaugurar a vaia na mesmo praça foi o ex-prefeito Geovane Brito e agora o seu sucessor experimentou o mesmo prato. Será que virou moda aqui? Talvez se o carnaval tivesse sido planejado com a participação do povo, em vez de vaias o resultado poderia ter sido outro."
Fonte:Texto reproduzido do Blog Granja Ceará
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.