A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (6) para tornar réus mais sete denunciados pela trama golpista durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Até o momento, três dos cinco ministros do colegiado votaram para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o núcleo 4 da trama, formado por militares do Exército e um policial federal, que são acusados de organizar ações de desinformação para propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral e ataques virtuais a instituições e autoridade s. Os votos foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, relator, Flávio Dino e Luiz Fux . Faltam os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Os denunciados pela PGR no núcleo 4 são: Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército); Ângelo Martins Denicoli (major da reserva do Exército); Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente do Exército)...
" O humorista Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), conhecido nacionalmente como Tiririca, será convocado pela Justiça Eleitoral para a realização de um ditado e a leitura de um texto simples. O exame breve será aplicado para verificar se o cearense é ou não alfabetizado.
O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, afirma que a medida servirá para que "o juízo possa analisar melhor a defesa apresentada pelo humorista na ação penal". Entretanto, o humorista poderá se recusar a comparecer à audiência, pois está previsto na lei penal que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo.
Silveira, em entrevista à Folha da SP, garante que serão tomadas todas as medidas para evitar qualquer constrangimento, caso o deputado federal eleito compareça. Além do juiz, estarão presentes o promotor responsável pela causa, o advogado de Tiririca e um perito, que já elaborou um laudo no caso. O material gráfico produzido passará por nova perícia. Na última segunda-feira (25), o humorista admitiu, em defesa, ter sido ajudado pela mulher para escrever a declaração de alfabetização."
Com informações do Portal Ceará Agora
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.