A medalhista paralímpica Jardênia Félix estabeleceu nesta sexta-feira (18), em São Paulo, a melhor marca do salto em distância da classe T20 (deficiência intelectual) em 2025. A potiguar, de 21 anos, atingiu 5,94 metros (m) durante o Desafio Brasil de Atletismo, que ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico e reuniu 125 atletas paralímpicos e 191 olímpicos. A competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi a última oportunidade para os atletas paralímpicos buscarem índices para o Mundial da modalidade entre 26 de setembro e 5 de outubro em Nova Déli, na Índia . Mesmo quem atingiu a marca mínima terá de aguardar a convocação oficial, ainda sem data definida. O Brasil terá uma delegação de 50 representantes na capital indiana. Os atletas que foram medalhistas de ouro na Paralimpíada de Paris, na França, em 2024, têm vaga assegurada no Mundial. A marca de Jardênia ainda está abaixo do índice A (prin...
"Em assembleia realizada nesta quata-feira (27/04), na sede do Sindicato dos Jornalistas (Sindjorce), os profissionais empregados em emissoras de rádio e televisão no Estado aprovaram proposta de 8% de reajuste para linear, retroativo a 1º de janeiro de 2011. O percentual supera o índice da inflação do período (6,47%), representando ganho real de 1,44%. Com isto, o piso da categoria passa a R$ 1.601,05. As demais cláusulas econômicas (Seguro de Vida e Reportagem Especial) também foram reajustadas em 8%.
Os novos salários e o montante retroativo serão pagos no contracheque do mês de maio, de uma única vez.Além do ganho real e da manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os jornalistas de mídia eletrônica do Ceará também conquistaram quatro novas cláusulas: Saúde do Jornalista (que estabelece a criação de comissão paritária para avaliar as condiçõers de saúde do trabalhador no exercício da profissão), Dispensa (impede que as empresas demintam funcionários para contratar outros com salários menores), Assistência Social (atendimento médico-odontológico e bolsas de estudo) e Estabilidade (durante a campanha salarial). A gratificação de chefia teve seu percentual elevado de 30% para 50%.
O presidente do Sindjorce, Claylson Martins, destaca que a mobilização da categoria foi fundamental para o resultado da negociação. "Os jornalistas participaram de manifestações bem-humoradas durante os meses de janeiro e fevereiro, no bloco de pré-Carnaval ‘Matou a Pau...ta!', rechaçando propostas vergonhosas como banco de horas e clamando por melhores salários", lembra. Para a secretária-geral do Sindjorce, Samira de Castro, as empresas passam a entender, ainda que de forma gradual, a cultura do ganho real para o jornalista."
Fonte: Sindjorce
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.