A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi atingida pela passagem de um tornado no início da noite deste sábado (10) e houve destelhamento de casas, queda de árvores e de energia. A velocidade dos ventos foi de 180km/h, segundo avaliação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o que significa dizer que o fenômeno está na categoria F2 na escala Fujita, que vai até 5. A região mais afetada foi o bairro de Guatupê, onde os ventos causaram a destruição dos telhados de cerca de 350 residências, segundo informações da Defesa Civil. 1, 2 mil pessoas foram impactadas pelo evento, sendo que duas famílias ficaram desalojadas e precisaram ser abrigadas por parentes. Duas pessoas ficaram levemente feridas. A Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, anunciou na noite de sábado que foi montado um ponto de apoio na subprefeitura de Guatupê com a disponibilização de lonas para proteger provisoriamente suas casas. A ...
O grande blogueiro Emílio Moreno compartilha com a gente uma informação do Imparh, que é conhecido pelos cursos línguas estrangeiras que oferece. Um grupo de estudantes italianos participa em Fortaleza de atividades de intercâmbio com estudantes cearenses e de outras quatro capitais brasileiras. A programação inicia no próximo dia 1º de agosto e faz parte do projeto “100 Città” (Uma de 100 cidades) programa de cooperação internacional promovido em parceria com o Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) pela Associação Nacional dos Municípios Italianos (ANCI) e Frente Nacional de prefeitos (FNP).
Durante uma semana, cinco jovens da cidade de Turin, na Itália, ao lado de 15 estudantes brasileiros de Fortaleza, Salvador, Santos, Várzea Paulista, Belo Horizonte, visitam a capital cearense com o objetivo de promover a troca de conhecimento e realidades dos dois países através do tema da cultura digital. Em um trabalho conjunto eles criarão um guia de turismo, um blog, a partir da perspectiva dos jovens e realizarão um filme sobre tudo que aprenderem em terras brasileiras.
Os estudantes chegam à Fortaleza no dia 29 de julho e serão recebidos no Aeroporto de Fortaleza por uma comissão composta por professores do IMPARH e técnicos do CUCA Che Guevara. A programação tem início no dia 1º de agosto com uma solenidade de abertura na sede do IMPARH. Ao longo da semana eles participam de oficinas no CUCA e dentro participam de um encontro com a Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins na sexta-feira, dia 5, no Paço Municipal. No sábado, dia 6, todos receberão certificados de participação dos eventos.
O Blog considera bacana a experiência. Principalmente, na produção de filme e alimentação de um blog com experiência compartilhadas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.