Um minério encontrado no sertão cearense pode representar uma nova frente para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Nordeste . Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com outras instituições, comprovaram que o grafite natural de Canindé pode ser transformado em nanoplacas semelhantes ao grafeno — material considerado um dos mais promissores do século XXI por sua resistência, leveza e alta condutividade elétrica e térmica. O estudo foi publicado pela revista internacional Materials, referência em ciência e engenharia de materiais. O grafeno é derivado da grafita, o mesmo mineral usado na fabricação do “grafite” dos lápis. A diferença está na estrutura: enquanto a grafita (popularmente conhecida como grafite) é formada por várias camadas de átomos de carbono empilhadas, o grafeno é composto por uma única ou poucas camadas dessas estruturas. Essa configuração atômica singular confere ao grafeno propriedades excepcionais , como resistênc...
"O Banco Central confirma abertura de comissão de inquérito para investigar a Oboé Financeira, com sede em Fortaelza. A instituição sofreu intervenção da autoridade monetária. Os trabalhos devem ser concluidos em até 120 dias.
Segundo o BC, a comissão terá a presidência de Francisco Ponte de Almeida Junior e terá como relatores José Roberto Nunes Pires e José William Assunção Loscio e como secretário, Roberto Serrão Cezar Filho, servidores do próprio Banco Central."
Fonte: Portal Ceará Agora, com informações da Agência Estado.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.