“A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), pedagoga Malvina Tuttman, afirmou, na tarde desta segunda-feira, 31, que além dos 639 alunos do Colégio Christus, outros estudantes podem ter de refazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A punição se dá por conta da antecipação de 14 questões do exame que teriam sido divulgadas em material didático distribuído pela escola.
Segundo a pedagoga, a investigação da Policia Federal deverá identificar quantos estudantes tiveram acesso às questões, além dos alunos matriculados no Christus. “Serão punidos todos que tiveram acesso a esse documento”, disse ela.
A presidente do Inep reafirmou ainda que as questões antecipadas pertenciam a pré-teste aplicado em 2010, e esclareceu que as investigações da Polícia Federal apontaram que não houve vazamento das questões do exame. “Alguém pegou dois cadernos dos pré-testes, guardou durante um ano, e distribuiu para a escola”, defendeu.
Em reunião com o Inep na manhã de hoje, o juiz da 1ª Vara Federal, Luís Praxedes Vieira da Silva, prometeu dar parecer sobre a possível anulação total ou parcial do exame até esta terça-feira, 1º.
O Ministério Público Federal no Ceará, representado pelo procurador da República Oscar Costa Filho, elaborou uma ação judicial pedindo a anulação da decisão do Ministério da Educação (MEC) que determina que somente os 639 estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza, terão suas notas canceladas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). ”
Fonte: Blog do Eliomar de Lima, com informações do Portal O Povo Online
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.