Em um estado marcado pela escassez hídrica, compreender não apenas o volume, mas também a qualidade da água armazenada nos açudes é um desafio estratégico. Foi a partir dessa necessidade que nasceu o projeto “ Implementação, em Caráter Operacional, do Monitoramento Qualitativo dos Reservatórios Monitorados a partir do Uso do Sensoriamento Remoto ”, desenvolvido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em conjunto à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), com apoio do Banco Mundial. A iniciativa representa um avanço significativo na forma como o Ceará acompanha a qualidade da água de seus reservatórios, utilizando processamento digital de imagens de satélite e outras técnicas de sensoriamento remoto para gerar diagnósticos mais amplos e frequentes. A partir de análises de parâmetros físicos, químicos e biológicos, foi possível identificar comportamentos distintos entre os reservatórios avaliados. Enquanto alguns apresentaram boas condições ...
Motociclistas de todo o país participaram hoje, em Fortaleza, de um ato em memória às vítimas do trânsito no Brasil.
A Federação dos Motoclubes do Ceará reuniu os motociclistas na praça do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura para lembrar o dia mundial em memória às vítimas do trânsito rodoviário. Do Dragão do Mar, as motos percorreram um rápido trecho até o aterro da Praia de Iracema onde o Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania organizou um ato público. Para chamar a atenção das pessoas que passavem pelo calçadão, o Ibradec colocou alguns carros que se envolveram em acidentes com vítimas fatais. Ao lado deles, bandeiras pretas, em sinal de luto pelas mortes nas estradas do país. Em 2010, 40.610 pessoas morreram no trânsito brasileiro. Mais de dez mil eram motociclistas. No mesmo ano, no Ceará, foram 1.965 mortes. Morreram 583 motociclistas.
O ato em memória às vítimas do trânsito foi encerrado no início da noite com uma celebração ecumênica no aterro da Praia de Iracema.
Fonte: TV Diário
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.