O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (17), que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) quer criar as condições para que as comunidades explorem o potencial cultural que têm. Para ele, a cultura do país deve ser revolucionária, feita com participação social e não determinada por eixos comercias. Uma cerimônia no Palácio do Planalto marcou o envio do novo PNC para análise do Congresso Nacional. Elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC), o plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos. Segundo Lula, o plano quer transformar a cultura em movimento efetivamente de base, popular. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula. O evento contou com a presença de cerca de 600 ...
O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, disse nesta terça-feira (28), em Brasília, que colocará em discussão no partido a hipótese de se candidatar a prefeito de São Paulo.
Uma das possibilidades cogitadas pelo PR é a aliança com o PT, cujo candidato será o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Na Câmara de São Paulo, o PR integra a bancada governista, de sustentação ao prefeito Gilberto Kassab (PSD). Kassab já disse que, na eleição, dará apoio ao ex-governador José Serra (PSDB). Nesta segunda, Serra afirmou que disputará as prévias escolherão o candidato tucano a prefeito.
"Os eleitores entraram em contato com o pessoal do partido [o PR]. Fiquei até surpreso. Estão pedindo [que ele dispute as eleições], o pessoal que votou em mim. Conversei com o partido e estou à disposição", afirmou Tiririca, que nas eleições de 2010 foi o deputado federal mais votado do país, com 1,3 milhão de votos.
"Não digo nem sim nem não. Estou na mão do partido. Ele é que decide", disse.
O deputado afirmou que uma reunião do PR de São Paulo vai discutir essa possibilidade."Vamos marcar uma reunião, vamos sentar e conversar", declarou.
Segundo Tiririca, colegas da Câmara já fazem brincadeiras com a possível candidatura chamando-o de "prefeito".
A executiva nacional do PR informou, por meio da assessoria, que não interfere na discussão dos diretórios municipais sobre candidaturas a prefeito.
O secretário-geral da executiva estadual do PR em SP, José Renato da Silva, disse que a decisão sobre uma eventual candidatura depende de Tiririca.
“Na verdade, tem algumas pessoas ligando, querendo que ele saia. Nós, do partido, não tomamos essa iniciativa. Isso é uma decisão dele. Se ele decidir, sim ou não, o partido vai ver que decisão tomar", declarou. Segundo ele, não houve conversa formal sobre o assunto no partido.O G1 procurou por telefone o presidente do Diretório Municipal do PR em São Paulo, vereador Toninho Paiva, mas não conseguiu falar com ele.
Fonte: Portal G1 São Paulo
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.