Após duas décadas de desafios e retomadas, o sonho da ferrovia que liga o sertão nordestino aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) se torna realidade Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência Publicado em 09/10/2025 17h12 Atualizado em 09/10/2025 17h31 Foto: Divulgação / Comunicação ANTT AAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta quinta-feira (9/10), o início do tráfego ferroviário de cargas na Ferrovia Transnordestina, em regime de comissionamento. A decisão foi aprovada por unanimidade durante a 1.018ª Reunião de Diretoria (Redir) e oficializada pela Deliberação nº 377/2025, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U.). O trecho autorizado compreende aproximadamente 679 quilômetros, entre os municípios de São Miguel do Fidalgo (PI) e Acopiara (CE), passando por Salgueiro (PE)...
Entre os jurados do Festival de Cannes deste ano terá um cearense. Karim Aïnouz, que rodou “O Céu de Sueli” em Iguatu, vai fazer parte da comissão julgadora do prêmio Cinéfondation e da mostra de curta-metragens. O evento vai acontecer entre os dias 16 e 27 de maio.
O júri tem a missão de escolher três vencedores entre as obras produzidas em escolas de cinema da mostra Cinéfondation. A premiação acontecerá dia 25, em Cannes, e vai pagar 15 mil euros, 11,25 mil euros e 7,5 mil euros. Será uma cerimônia na sale Buñuel, seguida da projeção dos filmes vencedores.
Os jurados também farão a entrega da Palma de Ouro de curta-metragem, anunciada na cerimônia de encerramento do festival, no dia 27 de maio.
Integrantes
Ao lado do cineasta estarão a atriz canadense Arsinée Khanjian (de “O doce amanhã”), o escritor, roteirista e diretor francês Emmanuel Carrère (de “Outras vidas que não a minha”) e o também cineasta e diretor de fotografia chinês Yu Lik-Wai (de “Plastic city”). Integram o júri personalidades do cinema e da literatura.
O presidente do corpo de jurados será o diretor, roteirista e produtor Jean-Pierre Dardenne (Bélgica), que ganhou, ao lado do irmão Luc, o Grande Prêmio do Júri na última edição do festival. A obra premia da dos belgas foi “O garoto de bicicleta”.
Os irmãos Dardenne já haviam recebido duas Palmas de Ouro, por “Rosetta”, em 1999, e “A criança”, em 2005, além do troféu de melhor roteiro em 2008 por “O silêncio de Lorna”.
Fonte: Portal Jangadeiro Online
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.