O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a união dos países em desenvolvimento, em especial os do chamado Sul Global, para “mudar a lógica econômica” do mundo. A afirmação foi feita na madrugada deste domingo (22), momentos antes de encerrar a visita à Índia e partir para a Coreia do Sul. Em coletiva de imprensa, Lula falou sobre as dificuldades históricas que países menos desenvolvidos têm durante as negociações com superpotências. “Sempre defendemos que países pequenos se unam para negociar com os maiores. Países como Índia, Brasil, Austrália e outros do Sul Global precisam estar juntos, porque na negociação direta com superpotências a tendência é perder”, disse Lula. Segundo ele, “os países em desenvolvimento podem mudar a lógica econômica do mundo. Basta querer. Está na hora de mudar. Falo isso com base em 500 anos de experiência colonial, porque continuamos colonizados do ponto de vista tecnológico e econômico. Precisamos construir parcerias com quem...
Com ventos de mais de 34 nós, o primeiro dia do Wind Slalom Camocim - Campeonato Brasileiro de Windsurf Slalom, agitou a Barra do Rio Coreaú, em Camocim (CE), com a participação dos principais velejadores brasileiros e teve cinco baterias super disputadas. Na categoria Masculino, o velejador cearense Gabriel Browne (CE), não deu chance pra ninguém e ganhou todas as regatas do dia. Logo atrás de Biel veio Wilhelm Schürmann (SC), decacampeão brasileiro de Slalom, seguido por Ian Mouro(CE).
“O vento estava muito forte e mesmo com atletas de nível altíssimo como Shurman, Mathias, Ian e Janjão, consegui ganhar as 5 regatas, estou muito feliz de estar em Camocim. Sou de Fortaleza, já consegui ser 7 vezes campeão brasileiro e 2 vezes campeão do Mundial de Wind Brasil. O campeonato aqui em Camocim tem muita tradição, sempre super bem organizado, vem pessoal do RJ,SC e SP, e o vento de Camocim é perfeito para a pratica do Slalom. Apesar de eu ter vencido as 5 regatas do dia nada é fácil, a disputa sempre é bem apertada. As condições estão ótimas, meu material está bem regulado, mas não posso cantar vitória agora, porque a final é só amanhã”, destaca Gabriel Browne .
No feminino, Mônica Veras (CE) confirmou a sua condição de mais uma vez a favorita e terminou o primeiro dia em primeiro lugar, seguida da Anne Rose Amaral, em segundo lugar, e a jovem velejadora Andrezza Rebello (RJ), filha de George Rebello, em terceiro lugar. A categoria Sport (amador) do Slalom também foi bastante disputada, com os cearenses nas três primeiras colocações, Francisco José dos Santos, Manoel Jairo e José Adarlan. As disputas do Wind Slalom Camocim 2013 seguem durante o domingo na barra do rio Coreaú, com a definição do campeões brasileiros de 2013.
O Wind Slalom Camocim da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, e da Prefeitura Municipal de Camocim, através das secretarias de Turismo e de Cultura. O apoio técnico é da Associação Cearense de Windsurf – ACW.
Resultado do 1º dia de provas do Wind Slalom Camocim 2013
Masculino:
1- Gabriel Browne - Fortaleza (CE)
2 -Wilhelm Schürmann – Imbituba (SC),
3 - Ian Mouro(CE) - Jericoacoara (CE)
Feminino:
1 - Mônica Vera – Fortaleza (CE)
2 – Anne Rose Amaral – Pádua (RJ)
3 – Andreza Amaral – Pádua (RJ)
Sport
1- Francisco José dos Santos – Camocim (CE)
2 – Manoel Jairo - Jericoacoara (CE)
3 – José Adarlan – Camocim (CE)
PROGRAMAÇÃO WIND SLALOM CAMOCIM
01.12 – Domingo
10h às 16h – Velejadores a disposição da CR
16h30 - Cerimônia de premiação
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.