Aluna do Super Cérebro Longevidade, Mônica Gadelha (59) _Sigla que viralizou nas redes sociais define a nova geração de pessoas acima de 60 anos que buscam maior independência, autocuidado e superação de estereótipos_ No meio da popularização dos “millenials” e “geração Z”, termos usados para nomear gerações nascidas dos anos 1980 em diante, uma nova classificação tem ganhado espaço nas redes sociais. É a palavra NOLT, sigla em inglês para New Older Living Trend (Nova Tendência para uma Vida Mais Velha, em tradução livre). Seu uso tem sido aplicado para pessoas acima de 60 anos que rejeitam as imposições etaristas em torno do envelhecimento e que buscam maior independência, atividade no mercado, conexão com as tecnologias digitais, autocuidado e novos aprendizados. Com o amplo crescimento de uma geração de idosos que busca maior qualidade de vida, o *Super Cérebro Longevidade*, voltado para o público a partir dos 45 anos até 90 +, desenvolveu um método que contribui no dese...
Mais nove curtas, dentre os 33 participantes da Mostra Competitiva, serão exibidos neste sábado (30) no IX CURTA CANOA. O Festival Latino Americano de Canoa Quebrada acontece até domingo, com a entrega do Troféu Lua Estrela aos vencedores em diversas modalidades de filme e vídeo.
A programação noturna neste sábado começa com o 3° MODA CANOA, desfile de coleções produzidas por seis alunos concludentes do curso de Design de Moda da Faculdade Católica /Marista, que este ano tem como tema "Cine moda canoa nas telas da moda".
Em seguida, começa a programação de cinema, com a homenagem ao cineasta paraibano Marcus Vilar. Dele serão exibidos dois curtas: "A Canga" e "O terceiro velho". Na sequência, acontece a MOSTRA LATINO AMERICANA, com a ficção "Altibajos de un Petiso" (Fernando Milsztajn / Argentina) e o documentário "Mi Primer Mundo" (Carolina Bravo / Argentina).
Na MOSTRA COMPETITIVA, serão exibidos no sábado os curtas: "Pety pode tudo" (Anahí Borges/SP), "A Roza" (Marieta Cazarré e Juliano Cazarré/DF), "Futuro Ex" (Marcus Jardym/RJ), "Cancha - Antigamente era mais moderno" (Luciano Mariz/PB), "A vida que passa" (Marcio Del Picchia/SP), "Cabeça papelão" (Quiá Rodrigues/RJ), "Animador" (Cainan Baladez e Fernanda Chicolet/SP) e "A Dama do Estácio" (Eduardo Ades/RJ) e "Silêncio" (Cid César Augusto e Alberto Bellezia/RJ).
PREMIAÇÃO no DOMINGO
No domingo, último dia do Curta Canoa, acontece a premiação da Mostra Competitiva, com a entrega do troféu Lua Estrela aos melhores na opinião do júri, nas seguintes categorias: Filme - Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Melhor Ator, Atriz e Som. Vídeo - Melhor Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Som.
Antes da premiação, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, apresenta-se a Cia. Revoada de Expressões Artísticas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Aracati, companhia de teatro, dança e música que há dois anos vem desenvolvendo um trabalho, cuja proposta é aliar a imagem do IFCE à realidade cultural do município de Aracati. O grupo apresenta o espetáculo de teatro de mamulengos “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Também na noite de encerramento será homenageado o agitador cultural de Canoa Quebrada, Betinho, e serão exibidos vídeos selecionados da II Mostra Itinerante de Cinema do Ceará.
O IX Curta Canoa é uma realização do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará - ISACC, com patrocínio da Coelce e co-patrocínio da Petrobras. Apoio Institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Nº 13.811) e da Casa Civil, Sebrae e CTAv. Apoio Cultural: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura), Faculdade Católica do Ceará - Marista e Revista de Cinema. Parceria: Asdecq, Prefeitura Municipal de Aracati, Canal Brasil, Posto Dragão do Mar, Posto Peixoto e CiaRio.
SERVIÇO
Curta Canoa 2013 – Até 1° de dezembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará. Informações: (85)8641-4400 e 9635-3880. E-mail:adrianolima@jalimaproducoes. com.br. Site: www.curtacanoa.com.br.
PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO e DOMIINGO (30.11 e 01.12)
SÁBADO (30.11)
18h - Programação no Polo de Lazer de Canoa Quebrada:
3° MODA CANOA - Desfile de Moda
Cine Jornal
Homenagem ao cineasta Marcus Vilar com exibição de filme
A Canga
O terceiro velho
MOSTRA LATINO AMERICANA
Altibajos de un Petiso (Fernando Milsztajn / Argentina)
Mi Primer Mundo (Carolina Bravo /Argentina)
MOSTRA COMPETITIVA
Joana (Daniel Pinheiro/MG)
Pety pode tudo (Anahí Borges/SP)
A Roza (Marieta Cazarré e Juliano Cazarré/DF)
Futuro Ex (Marcus Jardym/RJ)
Cancha - Antigamente era mais moderno (Luciano Mariz/PB)
A vida que passa (Marcio Del Picchia/SP)
Cabeça papelão (Quiá Rodrigues/RJ)
Animador (Cainan Baladez e Fernanda Chicolet/SP)
A Dama do Estácio (Eduardo Ades/RJ)
Silêncio (Cid César Augusto e Alberto Bellezia/RJ)
DOMINGO (01.12)
18h - Programação no Polo de Lazer de Canoa Quebrada:
Cerimônia de Encerramento
Cine Jornal
Apresentação da Companhia Revoada com espetáculo “Auto da Compadecida”
Homenagem a Betinho - agitador cultural de Canoa Quebrada
Exibição Especial dos Vídeos Selecionados da “II Mostra Itinerante de Cinema do Ceará”
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.