Pular para o conteúdo principal

Ruy Castro debate sobre a arte da biografia nesta sexta em Fortaleza

O biógrafo Ruy Castro é o convidado desta sexta-feira (15) no I FIB - Festival Internacional de Biografias, que teve início na tarde de ontem no Estoril, em Fortaleza com Fernando Morais. Hoje, às 16h Ruy Castro conversa sobre “Ciência e arte da biografia”, em debate mediado pelo curador literário do FIB, Mário Magalhães. Jornalista e escritor, nascido em Caratinga, Minas Gerais, Ruy Castro é um dos mais importantes biógrafos do país. É autor de O Anjo Pornográfico (a vida de Nelson Rodrigues), Estrela Solitária (sobre Garrincha) e Carmen (sobre Carmen Miranda), e de livros de reconstituição histórica, como Chega de Saudade (sobre a Bossa nova) e Ela é Carioca (sobre o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro). 

Com debates diários com os mais importantes biógrafos brasileiros da atualidade, o FIB conta ainda com Mostra de Cinema, que nesta sexta exibirá às 18 horas o documentário “JARDS”,de Eryk Rocha. Trata-sede um ensaio poético-musical através do músico e compositor Jards Macalé. O filme celebra o instante do processo de criação do artista, a afinação, repetição, a improvisação dos instrumentos. O fluxo do homem e a música. O êxtase e a solidão do artista que coexistem num entrelaçamento constante entre arte e vida. Após a exibição haverá debate com o diretor Eryk Rocha e o realizador Guto Parente. 

No piso superior do Estoril a Exposição "Por Entre Biografias", pode ser visitada a partir das 15 horas. Com a curadoria de Maíra Ortins, a exposição conta com trabalhos de artistas cearenses em homenagem a importantes artistas internacionais por meio de suas intervenções/obras em grandes painéis. Para a homenagem, foram convidados artistas cearenses que a partir de seu ponto de vista e perspectiva, desenvolveram uma obra relacionada ao artista por eles escolhido. Tereza Dequinta apresenta a obra "Ressignificações sobre a obra de Frida Kahlo"; Silas de Paula focou sua intervenção na obra de Andy Warhol; Diego de Santos expõe sua intervenção na obra de Marcel Duchamp;Claudia Sampaio expõe sua homenagem a Marina Abramivic; Marcelo Müz + Psycho-SID participam com "Ressignificações sobre a obra de Pablo Picasso"; e Robézio Marqs com"Ressignificações sobre a obra de Michel Basquiat". 

No calçadão, também a partir das 15h, acontece a Feira do Livro, composta, em sua maioria, por estandes de editoras nacionais e locais e livreiros. Entre os expositores: Armazém da Cultura, livraria Feira do Livro, livraria Lua Nova, Cia das Letras, La Selva, Saraiva, Sebo Gibiteca, Fundação Demócrito Rocha, Paulinas Livraria e Expressão Popular. Os principais livros dos autores convidados estão à venda. A feira permanece aberta até às 22h. 
A programação musical da FIB começa às 19h com a DJ Renatinha no lounge, com o repertório temático “Chega de Saudade - Um aplauso à Bossa Nova e a Carmem Miranda”. No palco, montado no calçadão de frente para o Estoril, as atrações desta sexta-feira a partir das 21 horas são Leite de Rosas e os Alfazemas, Belchior Cover e novamente a DJ Renatinha com repertório para dançar. 

Programação Literária 
Nos próximos dias participam de debates no FIB: Guilherme Fiuza (autor deMeu nome não é JohnnyBussundaGiane),Humberto Werneck (autor deChico Buarque: Tantas palavras – Todas as letras & reportagem biográfica de Humberto WerneckO santo sujo: A vida de Jayme Ovalle), João Máximo (autor deGigantes do futebol brasileiro - com Marcos de Castro, Noel Rosa: Uma biografia - com Carlos Didier, João Saldanha: Sobre nuvens de fantasia), Josélia Aguiar (Jorge Amado: Uma biografia, a sair pela Editora Três Estrelas), Lira Neto (O poder e a peste: A vida de Rodolfo TeófiloO inimigo do rei: Uma biografia de José de AlencarCastello: A marcha para a ditaduraMaysa: Só numa multidão de amoresPadre Cícero: Poder, fé e guerra no sertãoGetúlio, tomos I e II), Lucas Figueiredo (biografia de Tiradentes, a sair pela Companhia das Letras, Morcegos negros: PC Farias, Collor, máfias e a história que o Brasil não conheceu, O operador: Como e a mando de quem Marcos Valério irrigou os cofres do PSDB e do PT), Luiz Fernando Vianna (Zeca PagodinhoAldir Blanc: Resposta ao tempo – Vida e letrasJoão Nogueira: Discobiografia), Paulo Cesar de Araújo(Roberto Carlos em detalhes) e Regina Zappa (Hugo CarvanaCancioneiro Chico Buarque, vols. 1, 2 e 3; Para seguir minha jornada: Chico BuarqueGilberto bem perto - com Gilberto Gil). 

Escritor americano Laurence Bergreen no sábado 
O FIB tem mais um convidado. No sábado, o escritor americano Laurence Bergreen participa de debate às 18 horas. Laurence Bergreen é biógrafo e historiador, graduado pela Universidade de Harvard em 1972. Seus livros foram traduzidos para 25 idiomas em todo o mundo. O mais recente é Columbus: The Four Voyages, um best-seller publicado pela Viking, em 2011. Seus títulos anteriores incluem  Over the Edge of the World (sobre a Circunavegação de Fernão de Magalhães, já na 25ª impressão), Viagem a Marte (uma narrativa de exploração de Marte pela NASA), biografias de Al Capone, Marco Polo, dos músicosLouis Armstrong e Irving Berlin e do escritor James Agee. Dos nove livros publicados, cinco foram lançados no Brasil. Está trabalhando o 10º livro, sobre Giacomo Casanova. 

I FIB é apresentado pelo Ministério da Cultura e Banco do Nordeste, numa realização do Instituto de Referência da Imagem e do Som - IRIS e Governo Federal. Produção Executiva: Quitanda das Artes. Promoção: Prefeitura Municipal de Fortaleza. Apoio Cultural: Secretaria Estadual de Cultura, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Agradecimentos: Guanabara e Coelce
  
SERVIÇO
I FIB - Festival Internacional de Biografias – Até domingo (17 de novembro) no Estoril(Rua dos Tabajaras, 359 – Praia de Iracema. Site: www.festivaldebiografias.com.br. Informações: (85) 3235-4063. E-mail:contato@festivaldebiografias.com.br. Acesso GRATUITO.
PROGRAMAÇÃO
FEIRA DO LIVRO
Local: Calçadão do Estoril
15h às 22h - Lançamento de livros e expositores

EXPOSIÇÃO
Local: Piso Superior do Estoril
15h às 22h - Exposição "Por Entre Biografias"
PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA
Local: Espaço Biografias

Dia 15 (sexta-feira)
16h - Ciência e arte da biografia
Debatedor:Ruy Castro. Mediador: Mário Magalhães

Dia 16 (sábado)
10h - No compasso da história: vidas de artistas
Debatedores: Regina Zappa e Humberto Werneck. Mediador: Lucas Figueiredo
16h - De Noel a Roberto: como biografar mitos
Debatedores: João Máximo e Paulo Cesar de Araújo. Mediador: Luiz Fernando Vianna
18h – Laurence Bergreen

Dia 17 (domingo)
16h - De Maysa a Bussunda, de Getúlio a Giane: como escolher um personagem
Debatedores: Lira Neto e Guilherme Fiuza. Mediadora: Josélia Aguiar

MOSTRA DE CINEMA
Local: Espaço Biografias

Dia 15 (sexta-feira)
18h - Filme:Jards (Eryk Rocha. 2013)
Debate com o diretor Eryk Rocha e o realizador Guto Parente

Dia 16 (sábado)
19h - Filme: Jorge Mautner - O filho do Holocausto (Pedro Bial e Heitor D’Allincourt. 2012)
Debate com o diretor Heitor D'Allincourt e o realizador Armando Praça

Dia 17 (domingo)
18h - Filme: A arte do Renascimento – uma cinebiografia de Silvio Tendler (Noilton Nunes. 2013)
Debate com o diretor Noilton Nunes e o cineasta Sílvio Tendler. Mediador: Dellano Rios
MÚSICA
Locais: Lounge (19h) e palco (A partir das 21h)

Dia 15 (sexta-feira)
19h - “Chega de Saudade” Um aplauso à Bossa Nova e a Carmem Miranda - DJ Renatinha
21h - Leite de Rosas e os Alfazemas
22h - Belchior Cover
23h - DJ Renatinha - Para Dançar

Dia 16 (sábado)
19h - Tropicalidades e Marginália -DJ Renatinha
21h - Jorge Mautner e Jards Macalé
22h - Daniel Peixoto
23h - DJ Renatinha - Para Dançar

Dia 17 (domingo)
19h - Projeto Microsistem Música de Cabeceira - Homenagem a Maysa e outros finos da bossa -DJ Renatinha
21h - Natasha Farias canta Fausto Nilo
22h - Paula Tesser canta Rita Lee e Tutti Frutti
23h - DJ Renatinha - Para Dançar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.