Pular para o conteúdo principal

A tradicional cachaça de Viçosa do Ceará agora possui o reconhecimento de indicação geográfica do INPI

Viçosa do Ceará, o município cearense que é conhecido por ser a capital cearense da cachaça, recebeu no dia 24 de abril de 2024 a aprovação de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, na espécie de Indicação de Procedência (IP), esta é a 123º IG registrada pelo instituto. O selo que atesta o impacto histórico, a qualidade e confiabilidade do produto, trará mais visibilidade e um reconhecimento ainda maior ao município, e consequentemente maximizará a sua produção e o turismo gerado em torno da atividade.  O reconhecimento da Indicação Geográfica serve também para validar o município de Viçosa do Ceará como um produtor de excelência que entrega um produto de qualidades únicas e que proporcionam ao consumidor uma rica experiência. São usados vários critérios técnicos para avaliar o processo produtivo para que se receba a certificação, confirmando que a localidade territorial é referência a nível nacional e internacional, agregando valor ao produto. Até chegar

ESPAÇO CULTURAL CORREIOS APRESENTA ANÔNIMOS DO ROSSIO

A exposição “Anônimos do Rossio” traz o registro de uma tarde em Lisboa, na praça que é um de seus principais pontos turísticos, pelas lentes do artista plástico, arquiteto, cineasta e fotógrafo brasileiro Luis Jungmann Girafa. Em preto e branco, as fotografias revelam o seu olhar estético apurado, construindo visualmente a história de uma tarde preguiçosa no Rossio. A mostra, que estreou no Museu Nacional dos Correios em Brasília (DF) e contempla ainda um livro homônimo pela editora Siglaviva, chega a Fortaleza, através do Espaço Cultural Correios. Fica em cartaz de 04 desetembro a 14 de novembro, das 8h às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados).
O registro foi realizado no último dia de uma viagem a Lisboa, em 2011, quando  Luis encontrou com o angolano Artur Arriscado, que, na condição de exilado e com graves problemas de saúde, viveu como indigente nas ruas e praças da capital portuguesa. De acordo com o curador, Renato Cunha, a mostra é dedicada a ele, “um contador de estórias sem fronteiras, que, de certa forma, inconscientemente, motivou Girafa a produzir seu ensaio”.
Sobre o registro, Jungmann lembra que “entre uma coisa e outra, eu ia fazendo fotos das pessoas que passavam diante de nós. A chuva suave e intermitente permitiu algumas incursões fotográficas nos limites da praça. Fui vendo que muitos dos que eu fotografava eram pessoas que estavam ali trabalhando, se encontrando, trambicando, etc. e tal. Estavam para ficar, circulavam e interagiam aqui e acolá”.
De forma intuitiva, ele foi fazendo fotos que não revelam explicitamente os personagens, que mantêm o anonimato enquanto contam visualmente a história de uma tarde preguiçosa no Rossio. A exposição e o livro são “a possibilidade de guardar a poética dessa tarde, que foi acontecendo inesperadamente”, diz o fotógrafo.
Já o curador Renato Cunha explica que “Anônimos do Rossio é isso mesmo, um ensaio no significado mais estrito do termo, com coerência na linguagem visual e percorrendo por completo as áreas de atividade de Girafa, sendo possível nele enxergar, além do fotógrafo, muitos traços do artista plástico, do arquiteto, do cineasta. E a feliz escolha pelo preto e branco faz com que estas fotografias sobrelevem a questão do anonimato, pela fina sugestão do remoto. Os personagens são capturados pela lente de Girafa como se do quadro fossem parte imutável. Não há pessoa que nelas apareça que não indique uma cumplicidade com o anonimato, fazendo-nos perceber que é assim, anônimos, que passamos todos os dias, ou quase todos, pelas grandes cidades”.
Durante o período da mostra, o Espaço Cultural Correios irá receber alunos da rede pública de ensino para visitas previamente agendadas, além de manter monitores para orientar todos os visitantes, ações essas que têm objetivo promover maior acesso à arte e à cultura.

Sobre Luis Jungmann Girafa: Nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1950. Formado em arquitetura pela Universidade de Brasília (UnB), é também artista plástico, cineasta e fotógrafo. Traz no currículo mais de 30 exposições, no Brasil e no exterior, e é conceituado como um dos mais importantes artistas de Brasília. No cinema, realizou dois curtas-metragens e assinou a direção de arte de diversos longas-metragens, entre eles a do aclamado Louco por cinema, de André Luiz Oliveira. Na fotografia, Anônimos do Rossio é seu livro de estreia.

Serviço:
Exposição “Anônimos do Rossio” do fotógrafo Luis Jungmann Girafa
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (Rua Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza). Telefone: (85) 3255-7142/E-mail: espacoculturalce@correios.com.br
Abertura da exposição: Dia 03/09, às 16h.
Visitação: De 04/09 até 14/11/2014, das 8h às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados). Entrada Franca
Visitas monitoradas e agendamento de grupos: (85) 3255-7142

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.