*Nota oficial* A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que, em uma ação integrada, um homem de 40 anos, com antecedentes por tráfico de drogas, foi preso nesta terça-feira (19), suspeito de extorsão a permissionários ocorrida no último domingo (17), no bairro Praia de Iracema – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), em Fortaleza. A captura aconteceu no bairro Centro (AIS 4). Um segundo homem foi conduzido a uma unidade da PCCE, onde está sendo ouvido. A operação foi realizada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e do Departamento de Inteligência (DIP/PCCE). Na ofensiva, celulares foram apreendidos. As investigações seguem em andamento. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direciona...
A exposição “Anônimos do Rossio” traz o registro de uma tarde em Lisboa, na praça que é um de seus principais pontos turísticos, pelas lentes do artista plástico, arquiteto, cineasta e fotógrafo brasileiro Luis Jungmann Girafa. Em preto e branco, as fotografias revelam o seu olhar estético apurado, construindo visualmente a história de uma tarde preguiçosa no Rossio. A mostra, que estreou no Museu Nacional dos Correios em Brasília (DF) e contempla ainda um livro homônimo pela editora Siglaviva, chega a Fortaleza, através do Espaço Cultural Correios. Fica em cartaz de 04 desetembro a 14 de novembro, das 8h às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados).
O registro foi realizado no último dia de uma viagem a Lisboa, em 2011, quando Luis encontrou com o angolano Artur Arriscado, que, na condição de exilado e com graves problemas de saúde, viveu como indigente nas ruas e praças da capital portuguesa. De acordo com o curador, Renato Cunha, a mostra é dedicada a ele, “um contador de estórias sem fronteiras, que, de certa forma, inconscientemente, motivou Girafa a produzir seu ensaio”.
Sobre o registro, Jungmann lembra que “entre uma coisa e outra, eu ia fazendo fotos das pessoas que passavam diante de nós. A chuva suave e intermitente permitiu algumas incursões fotográficas nos limites da praça. Fui vendo que muitos dos que eu fotografava eram pessoas que estavam ali trabalhando, se encontrando, trambicando, etc. e tal. Estavam para ficar, circulavam e interagiam aqui e acolá”.
De forma intuitiva, ele foi fazendo fotos que não revelam explicitamente os personagens, que mantêm o anonimato enquanto contam visualmente a história de uma tarde preguiçosa no Rossio. A exposição e o livro são “a possibilidade de guardar a poética dessa tarde, que foi acontecendo inesperadamente”, diz o fotógrafo.
Já o curador Renato Cunha explica que “Anônimos do Rossio é isso mesmo, um ensaio no significado mais estrito do termo, com coerência na linguagem visual e percorrendo por completo as áreas de atividade de Girafa, sendo possível nele enxergar, além do fotógrafo, muitos traços do artista plástico, do arquiteto, do cineasta. E a feliz escolha pelo preto e branco faz com que estas fotografias sobrelevem a questão do anonimato, pela fina sugestão do remoto. Os personagens são capturados pela lente de Girafa como se do quadro fossem parte imutável. Não há pessoa que nelas apareça que não indique uma cumplicidade com o anonimato, fazendo-nos perceber que é assim, anônimos, que passamos todos os dias, ou quase todos, pelas grandes cidades”.
Durante o período da mostra, o Espaço Cultural Correios irá receber alunos da rede pública de ensino para visitas previamente agendadas, além de manter monitores para orientar todos os visitantes, ações essas que têm objetivo promover maior acesso à arte e à cultura.
Sobre Luis Jungmann Girafa: Nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1950. Formado em arquitetura pela Universidade de Brasília (UnB), é também artista plástico, cineasta e fotógrafo. Traz no currículo mais de 30 exposições, no Brasil e no exterior, e é conceituado como um dos mais importantes artistas de Brasília. No cinema, realizou dois curtas-metragens e assinou a direção de arte de diversos longas-metragens, entre eles a do aclamado Louco por cinema, de André Luiz Oliveira. Na fotografia, Anônimos do Rossio é seu livro de estreia.
Serviço:
Exposição “Anônimos do Rossio” do fotógrafo Luis Jungmann Girafa
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (Rua Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza). Telefone: (85) 3255-7142/E-mail: espacocultur alce@correios.com.br
Abertura da exposição: Dia 03/09, às 16h.
Visitação: De 04/09 até 14/11/2014, das 8h às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados). Entrada Franca
Visitas monitoradas e agendamento de grupos: (85) 3255-7142
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.