A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Para conscientizar a sociedade sobre a alta carga de impostos incidentes sobre produtos e serviços, será realizada a corrida “Correndo do Imposto”, no dia 13 de setembro, domingo, no Aterro da Praia de Iracema. Realizado pela AJE Fortaleza, o evento terá um percurso de 5km e a concentração será às 06h30 com largada às 07h da manhã.
A corrida faz parte da 13º edição do “Feirão do Imposto”, evento realizado pela Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) em parceria com a Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE).
O Feirão do Imposto acontece em 20 estados brasileiros com o objetivo de conscientizar a população e solicitar a aplicação efetiva e transparente dos tributosRealizado desde 2003, o “Feirão do Imposto” alcançou importantes resultados para reduzir a carga tributária brasileira, além de conscientizar, a cada ano, uma grande parcela da população. Entre os resultados estão a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12.839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica.
Alta carga tributária
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), nos itens de alimentação, a carga tributária pode chegar a 17,24% no feijão, 20,59% para o ovo de galinha e 44,55% para a água mineral. Já com a gasolina o valor em tributos chega a 53,03% e no gás de cozinha é de 34,04%. Fonte: Site Impostômetro.
.:Serviço
Corrida Correndo do Imposto
Quando: 13/09 (domingo).
Onde: Av. Beira Mar (Largada: Aterro da Praia de Iracema).
Concentração: 06h30 da manhã / largada: 07h da manhã.
Inscrições: www.correndodoimposto.com.br