A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comunicou neste domingo (14) à Câmara dos Deputados a renúncia ao seu mandato. A parlamentar está detida desde julho deste ano na Itália, onde buscava asilo político após ter tido emitido contra si um mandato de prisão por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A deputada foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com o trânsito em julgado do processo, o ministro ordenou que a Mesa Diretora da Câmara declarasse a perda de mandato “de ofício”, ou seja, sem submeter a ordem à votação do plenário. A cassação, no entanto, foi colocada em votação no plenário da Casa legislativa na madrugada da última quinta-feira (11), quando a maioria dos deputados rejeitou a medida . O parecer pela manutenção do cargo recebeu 217 votos favoráveis, 170 contrários e 10 abstenções. Na sexta-feira (12), no entanto, Moraes contrariou a decisão...
Projetos de eficiência energética da Prátil reduzem consumo de energia da Aeris Energy e do Colégio Master
A Prátil, empresa da Enel Brasil especializada na oferta de soluções em eficiência energética e energia solar no Brasil, concluiu, no início deste ano, três projetos de eficiência energética no Ceará: na sede da Aeris Energy, Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e nas unidades Bezerra e Sul do Colégio Master, em Fortaleza. A iniciativa tem possibilitado a economia de energia em iluminação de cerca de 68% nos galpões de produção da fábrica Aeris e 47,2% nas contas de luz do Colégio Master. Os projetos incluem, entre outras medidas, a otimização do uso de equipamentos que mais consomem energia e mudanças na iluminação dos prédios, com instalação de lâmpadas eficientes. A Prátil já atua com projetos de eficiência energética em três estados do Brasil. Apenas no Ceará, quatro projetos estão em desenvolvimento.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o Brasil perde em ineficiência energética o equivalente a uma usina Belo Monte por ano (4.600 MW médios). O volume seria suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o Brasil. Projetos de eficiência energética como os desenvolvidos pela Prátil garantem a utilização correta da energia, o que é positivo para o cliente e para o setor elétrico do país. Para o consumidor final, o principal benefício está aliado à diminuição do valor das contas, resultado do uso consciente da energia. O projeto se paga com a economia gerada na fatura de energia ao longo de um período, que varia em cada caso.
Colégio Master
O projeto de eficiência energética desenvolvido pela Prátil nas sedes do Colégio Master em Fortaleza (unidades Bezerra e Sul) consistiu no levantamento do acervo de lâmpadas, estudos técnicos para instalação das lâmpadas de LED nos locais mais adequados, além da aquisição e substituição de mais de 1.500 lâmpadas. Como resultado, a instituição já registrou 47,2% de economia no valor de sua conta de luz imediatamente após a implantação das mudanças em relação aos meses anteriores. Após finalização das obras em Fortaleza, a Prátil também foi contratada pela direção do Colégio Master e realizou o serviço também na unidade de Natal (RN) da escola. A economia estimada é de 57% do consumo de energia em iluminação.
Aeris Energy
As contas de luz dos quatro galpões de produção da fábrica Aeris Energy terão 68% de redução no consumo de energia em iluminação baseado no estudo técnico de suas faturas do ultimo ano e parque fabril original. As principais alterações incluem a instalação de 364 novas luminárias, que vão impactar diretamente na qualidade do processo da empresa e bem estar dos funcionários. Além disso, as luminárias LED possuem uma vida útil muito maior em relação às atuais e garantia de cinco anos.
Sobre a Prátil
A Prátil, uma empresa da Enel, é especializada na oferta de soluções em eficiência energética e energia solar no Brasil. Atua nas áreas de eficiência energética, infraestrutura elétrica e geração distribuída. Projetos de geração distribuída com energia solar são algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela Prátil. Desde 2013, a empresa atua neste mercado, tendo instalado sistemas de geração distribuída em nove estados brasileiros.