Pular para o conteúdo principal

VI Festival ICOZEIRO homenageará educadora Mazinha em 2016

Maria Irismar Maciel Moreira, conhecida como professora Mazinha, tem 92 anos de muita história e serviço prestado à comunidade icoense
Com 50 anos de atuação no magistério e atuação como professora em diversas gerações, além de trabalho destacado na Igreja Católica local, sobretudo na comunidade das irmãs do Santíssimo, juntamente com atuação em favor da comunidade icoense, Maria Irismar Maciel Moreira, a professora Mazinha, será a homenageada do VI Festival da Cultura Icoense. Antes, em 2014, ela havia sido homenageada pela Câmara Municipal de Icó.
A edição 2016 do ICOZEIRO ofertará à homenageada, de 92 anos vividos, a Comenda Eutímia Maciel Moreira (in memoriam), irmã de Mazinha e que teve atuação destacada como educadora e professora no Colégio Senhor do Bonfim e com atuação social, sendo carinhosamente conhecida como professora Timinha, a qual já foi homenageada com o nome do Coral da FENABB de Icó.
COMENDAS - No histórico do Festival ICOZEIRO, o evento busca, anualmente, homenagear pessoas com atuação destacada na área social e/ou cultural em Icó e também nomeia as comendas com nomes de icoenses falecidos e que tiveram atuação de grande relevância à comunidade.
Já foram homenageados, pela ordem cronológica: em 2011, historiador Altino Afonso Medeiros (Comenda Pedro Franklin Théberge); em 2012, Dolores Pereira Mota (Comenda Adília Albuquerque de Morais); em 2013, Moacir Monteiro Brasil (Comenda Miguel Porfírio de Lima); em 2014, Dr. Francisco Rossini Farias Camelo (Comenda Ana Nogueira Batista); e em 2015, Raimundo Getúlio Pereira de Oliveira (Comenda Poeta José de Oliveira Neto).
PERFIL DE MAZINHA - Maria Irismar Maciel Moreira, filha de Manoel da Silva Moreira e Maria Maciel Moreira, nasceu em 18 de fevereiro de 1924, no distrito de Alto Santo, município de Limoeiro do Norte, Ceará, e veio com apenas 2 anos a residir em Icó, devido ao falecimento de sua mãe.
Ao lado de seu pai, recebeu os cuidados de sua tia Ana da Silva Moreira, conhecida como Donana, na Rua Dr. Inácio Dias (Rua Larga), no mesmo endereço que hoje Mazinha ainda reside.
Aos 7 anos, Mazinha fez a primeira comunhão na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação e concluiu o primário no Grupo Escolar do Icó. Em novembro de 1937, foi aprovada no exame de admissão na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Entre 1938 a 1942, dedicou-se aos estudos pedagógicos no sentido da prática educativa como fato social.
Mazinha recebeu, em 19 de novembro de 1942 o diploma de professora, regressando ao Icó e lecionando no Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim, dirigido pela Congregação Filhas de Santa Tereza.
Participou dos movimentos da Paróquia de Nossa Senhora da Expectação do Icó e pertencendo a Associação Filhas de Maria, entidade leiga agregada e com pensamentos em torno dos princípios e práticas da religião Católica na sociedade brasileira.
Trabalhou na Prefeitura Municipal de Icó de 1950 a 1954, na gestão do prefeito Francisco Maciel da Silva. Em reconhecimento pelo seu trabalho à Educação, o prefeito José Walfrido Monteiro a homenageou e colocou seu nome em uma escola da Sede do Município: Escola Maria Irismar Maciel Moreira, na Rua São Geraldo.
Completando a trajetória voltada a Educação, a professora Mazinha ensinou no Ginásio Nossa Senhora da Expectação desde a sua fundação, em 1959, que viria a se tornar o CIENTE. Foi nomeada professora estadual, passando a exercer o cargo de diretora da Escola de 1º Grau Lourdes Costa.
Em concurso promovido pelo CADES - Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário, por um período de 15 anos, de 1975 a 1989, dividiu com a sua irmã, a professora Timinha, a direção do Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim, onde alunos mesmo sem condições financeiras eram recebidos sem nenhum custo. Em 1992, completou 50 anos de Magistério.

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.