Ciclo Carnavalesco movimenta mais de 227 mil turistas em Fortaleza Dados do Observatório do Turismo apontam impacto econômico de R$ 1,15 bilhão na economia da capital no período de pré-Carnaval e Carnaval Compartilhe: A capital cearense vem consolidando um novo posicionamento como destino carnavalesco. Esse avanço é resultado de um trabalho contínuo de promoção e de uma combinação de fatores que tornam a experiência cada vez mais atrativa: uma programação cultural diversificada e descentralizada, aliada aos atrativos já consagrados da cidade, como praias, gastronomia, lazer e vida urbana (Foto: Marcelo Obana) Fortaleza terá uma movimentação turística intensa ao longo do Ciclo Carnavalesco de 2026. De acordo com dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), são esperados cerca de 227.140 turistas durante o período de pré-Carnaval e Carnaval, entre os dias 16 de janeiro e 17 de fevereiro. O número representa um crescimento de 13,6% ...
A última semana do mês de novembro passará a ser marcada como a Semana Nacional pela Não Violência contra a Mulher. Lei federal que estabelece a medida foi sancionada pelo presidente da República e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 28/3. A nova lei 13.421/2017 teve origem em projeto apresentado pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) e já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. A lei já vale a partir deste ano.
O deputado Chico Lopes destaca que na Semana Nacional pela Não Violência contra a Mulher serão desenvolvidas atividades como palestras, debates, seminários, dentre outros eventos, pelo setor público em parceria com entidades da sociedade civil, em todo o País.
"O objetivo é reforçar a conscientização social e o amplo debate e divulgação do tema, chamando atenção para a realidade que enfrentamos, de uma sociedade ainda muito desigual, marcada por preconceitos, injustiças entre homens e mulheres, diferenças salariais para uma mesma função e, ainda, por lamentáveis casos de violência física, psicológica e cultural contra a mulher", ressalta o deputado, que também foi autor, como deputado estadual no Ceará, da lei que instituiu a Semana Estadual de Combate à Violência contra a Mulher.
'A Semana pela Não Violência contra a Mulher deverá ser articulada durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres — uma campanha mundial vigente desde 1991 contra a violência de gênero. As atividades vão de 25 de novembro até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), e passam pelo 6 de dezembro (Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres).
Desde 2006, o país conta com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), principal instrumento legal de combate a violência contra a mulher. Já com a Lei do Feminicídio, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, em 2015, a morte de mulheres entrou no rol de crimes hediondos, diminuindo a tolerância nesses casos.