Cinco pugilistas do Brasil estão classificados às finais da etapa de Astana, no Cazaquistão, da Copa do Mundo de boxe, que serão realizadas neste domingo (6). Neste sábado (5), seis atletas foram para o ringue pelas semifinais das respectivas categorias e somente Caroline Almeida foi superada, caindo para a anfitriã Alua Balkibekova, na categoria até 51 quilos (kg) . Como não há disputa de terceiro lugar, ela ficou com a medalha de bronze. Entre os homens, Luiz Oliveira, o Bolinha, garantiu-se na final da categoria até 60 kg ao derrotar Mahammadali Gasimzada, do Azerbaijão. O pugilista, que é neto de Servílio de Oliveira, medalhista olímpico de bronze da modalidade, decide o ouro com Lundaa Gantumur, da Mongólia. Na categoria até 65 kg, Yuri Falcão passou pelo inglês Patris Mughalzai. Na final, o indiano Abhinash Jamwal será o adversário. Na categoria até 70 kg, Kaian Reis também terá pela frente um lutador da Índia, Hitesh Gulia. Neste sábado, ele derrotou o mongol ...
Barcos navegando pelo Rio Ceará são palco e cenário das palestras socioeducativas do Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que retoma as atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h30. Em uma realização do Sesc*, braço social do Sistema Fecomércio-CE, a ação é pautada pelo Dia Mundial da Água, data que remete à sensibilização sobre a importância do recurso natural.
Na ocasião, oito barcos saem do Píer da Barra do Ceará e, em cada um deles, uma palestra sobre sustentabilidade, água e meio ambiente mediada por educadores sociais. Entre as temáticas, estão o multiuso da água, a vida das populações ribeirinhas do Rio Ceará e o combate ao lixo marinho.
A ação recebe representantes de entidades sociais, e que a partir de abril poderão solicitar por meio de ofício sua participação no projeto, de acordo com os critérios de participação do edital lançado dia 22/3, no site www.sesc-ce.com.br.
Sobre o projeto Sesc Conversas Flutuantes
O Sesc Conversas Flutuantes acontece uma vez por mês, sempre em alusão a datas sociais. A atividade socioeducativa é realizada através de uma vivência náutica, que propicia a contemplação de um dos ambientes naturais mais admiráveis de Fortaleza. Na atividade é possível observar as belezas do Rio Ceará, o manguezal, a exuberância da fauna e flora local, além dos labirintos e canais naturais do rio que possui importância histórica.
Além da contemplação da natureza, o projeto também propõe um conjunto de vivências colaborativas nos barcos onde a construção dos saberes, a reflexão e o diálogo coletivo são mediados por educadores através de temáticas ambientais, históricas e culturais que são desenvolvidos conforme o interesse dos grupos atendidos.
Palestras
1. O Multiuso da água e a crise hídrica no Ceará (Palestrante: Mozart Albuquerque, do EcoSurf Nordeste)
2. Rio Ceará: O Rio da Nossa História (Palestrante: Adauto Leitão, do Movimento do Marco Zero de Fortaleza)
3. Nossas Águas e o Combate ao Lixo Marinho (Palestrante: Joaci Araújo, do Limpando o Mundo e Instituto Povos do Mar - IPOM)
4. A Importância do Mangue no Rio Ceará (Palestrante: Marcos Farney, do Projeto Surf na Escola)
5. A Educação Escolar Indígena e a Preservação das Nossas Águas (Palestrante: Margarida Tapeba, da Associação dos Professores Indígenas Tapeba APROINT)
6. A Vida das Populações Ribeirinhas e Indígenas nas Margens do Rio Ceará (Palestrante: Everthon Damasceno, pesquisador dos Povos Indígenas)
7. Água para Todos (Palestrante: Rusty Sá Barreto, do EcoMuseu Natural do Mangue)
8. Diálogos Sobre as Mães D'água e os Cuidados com a Natureza (Palestrante: Patricia Pereira de Matos - Pedagoga e escritora de literatura Infantil)
Imagens de de apoio:
SERVIÇO
Projeto Sesc Conversas Flutuantes – Dia Mundial da Água
Local: Foz do Rio Ceará (Píer da Barra do Ceará)
Data: 22/3
Horário: 8h30
Informações: (85) 3464.9313