O atacante brasileiro Raphinha, da seleção brasileira e do Barcelona (Espanha), é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025, premiação da Fifa que aponta os melhores do mundo na última temporada. Na disputa, o brasileiro terá pela frente nomes de peso do futebol atual como os franceses Ousmane Dembélé, do PSG (França), e Kylian Mbappe, do Real Madrid (Espanha), o espanhol Lamine Yamal, do Barcelona (Espanha), e o inglês Harry Kane, do Bayern de Munique (Alemanha). Também foram indicados ao prêmio o marroquino Achraf Hakimi, do PSG, o inglês Cole Palmer, do Chelsea (Inglaterra), o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool (Inglaterra), o espanhol Pedri, do Barcelona, e os portugueses Nuno Mendes e Vitinha, ambos do PSG. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp A Fifa informou que a relação de 11 finalistas do prêmio de melhor jogador masculino foi elaborada por um painel de especialistas. Agora, o grande vencedor será definido por meio de u...
Barcos navegando pelo Rio Ceará são palco e cenário das palestras socioeducativas do Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que retoma as atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h30. Em uma realização do Sesc*, braço social do Sistema Fecomércio-CE, a ação é pautada pelo Dia Mundial da Água, data que remete à sensibilização sobre a importância do recurso natural.
Na ocasião, oito barcos saem do Píer da Barra do Ceará e, em cada um deles, uma palestra sobre sustentabilidade, água e meio ambiente mediada por educadores sociais. Entre as temáticas, estão o multiuso da água, a vida das populações ribeirinhas do Rio Ceará e o combate ao lixo marinho.
A ação recebe representantes de entidades sociais, e que a partir de abril poderão solicitar por meio de ofício sua participação no projeto, de acordo com os critérios de participação do edital lançado dia 22/3, no site www.sesc-ce.com.br.
Sobre o projeto Sesc Conversas Flutuantes
O Sesc Conversas Flutuantes acontece uma vez por mês, sempre em alusão a datas sociais. A atividade socioeducativa é realizada através de uma vivência náutica, que propicia a contemplação de um dos ambientes naturais mais admiráveis de Fortaleza. Na atividade é possível observar as belezas do Rio Ceará, o manguezal, a exuberância da fauna e flora local, além dos labirintos e canais naturais do rio que possui importância histórica.
Além da contemplação da natureza, o projeto também propõe um conjunto de vivências colaborativas nos barcos onde a construção dos saberes, a reflexão e o diálogo coletivo são mediados por educadores através de temáticas ambientais, históricas e culturais que são desenvolvidos conforme o interesse dos grupos atendidos.
Palestras
1. O Multiuso da água e a crise hídrica no Ceará (Palestrante: Mozart Albuquerque, do EcoSurf Nordeste)
2. Rio Ceará: O Rio da Nossa História (Palestrante: Adauto Leitão, do Movimento do Marco Zero de Fortaleza)
3. Nossas Águas e o Combate ao Lixo Marinho (Palestrante: Joaci Araújo, do Limpando o Mundo e Instituto Povos do Mar - IPOM)
4. A Importância do Mangue no Rio Ceará (Palestrante: Marcos Farney, do Projeto Surf na Escola)
5. A Educação Escolar Indígena e a Preservação das Nossas Águas (Palestrante: Margarida Tapeba, da Associação dos Professores Indígenas Tapeba APROINT)
6. A Vida das Populações Ribeirinhas e Indígenas nas Margens do Rio Ceará (Palestrante: Everthon Damasceno, pesquisador dos Povos Indígenas)
7. Água para Todos (Palestrante: Rusty Sá Barreto, do EcoMuseu Natural do Mangue)
8. Diálogos Sobre as Mães D'água e os Cuidados com a Natureza (Palestrante: Patricia Pereira de Matos - Pedagoga e escritora de literatura Infantil)
Imagens de de apoio:
SERVIÇO
Projeto Sesc Conversas Flutuantes – Dia Mundial da Água
Local: Foz do Rio Ceará (Píer da Barra do Ceará)
Data: 22/3
Horário: 8h30
Informações: (85) 3464.9313