Fortaleza Inclusiva: Prefeitura entrega 200 próteses mamárias para mulheres mastectomizadas Ação promove autoestima e inclusão para mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama Compartilhe: Durante a entrega, o prefeito Evandro Leitão destacou o impacto social da iniciativa para as mulheres atendidas (Fotos: Tainá Cavalcante) A Prefeitura de Fortaleza realizou, neste sábado (13/06), a entrega de 200 próteses mamárias para mulheres mastectomizadas. A ação ocorreu na Cidade da Criança e integra as iniciativas do Plano Fortaleza Inclusiva. As próteses foram confeccionadas por alunos e alunas dos ateliês de costura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), com apoio de empresas parceiras que contribuíram com a doação de sutiãs adaptados. Durante a entrega, o prefeito Evandro Leitão destacou o impacto social da iniciativa para as mulheres atendidas. “Essas mulheres já chegam até nós com marcas físicas e psicológicas. Quando batem à nossa porta, muitas vezes já passa...
Barcos navegando pelo Rio Ceará são palco e cenário das palestras socioeducativas do Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que retoma as atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h30. Em uma realização do Sesc*, braço social do Sistema Fecomércio-CE, a ação é pautada pelo Dia Mundial da Água, data que remete à sensibilização sobre a importância do recurso natural.
Na ocasião, oito barcos saem do Píer da Barra do Ceará e, em cada um deles, uma palestra sobre sustentabilidade, água e meio ambiente mediada por educadores sociais. Entre as temáticas, estão o multiuso da água, a vida das populações ribeirinhas do Rio Ceará e o combate ao lixo marinho.
A ação recebe representantes de entidades sociais, e que a partir de abril poderão solicitar por meio de ofício sua participação no projeto, de acordo com os critérios de participação do edital lançado dia 22/3, no site www.sesc-ce.com.br.
Sobre o projeto Sesc Conversas Flutuantes
O Sesc Conversas Flutuantes acontece uma vez por mês, sempre em alusão a datas sociais. A atividade socioeducativa é realizada através de uma vivência náutica, que propicia a contemplação de um dos ambientes naturais mais admiráveis de Fortaleza. Na atividade é possível observar as belezas do Rio Ceará, o manguezal, a exuberância da fauna e flora local, além dos labirintos e canais naturais do rio que possui importância histórica.
Além da contemplação da natureza, o projeto também propõe um conjunto de vivências colaborativas nos barcos onde a construção dos saberes, a reflexão e o diálogo coletivo são mediados por educadores através de temáticas ambientais, históricas e culturais que são desenvolvidos conforme o interesse dos grupos atendidos.
Palestras
1. O Multiuso da água e a crise hídrica no Ceará (Palestrante: Mozart Albuquerque, do EcoSurf Nordeste)
2. Rio Ceará: O Rio da Nossa História (Palestrante: Adauto Leitão, do Movimento do Marco Zero de Fortaleza)
3. Nossas Águas e o Combate ao Lixo Marinho (Palestrante: Joaci Araújo, do Limpando o Mundo e Instituto Povos do Mar - IPOM)
4. A Importância do Mangue no Rio Ceará (Palestrante: Marcos Farney, do Projeto Surf na Escola)
5. A Educação Escolar Indígena e a Preservação das Nossas Águas (Palestrante: Margarida Tapeba, da Associação dos Professores Indígenas Tapeba APROINT)
6. A Vida das Populações Ribeirinhas e Indígenas nas Margens do Rio Ceará (Palestrante: Everthon Damasceno, pesquisador dos Povos Indígenas)
7. Água para Todos (Palestrante: Rusty Sá Barreto, do EcoMuseu Natural do Mangue)
8. Diálogos Sobre as Mães D'água e os Cuidados com a Natureza (Palestrante: Patricia Pereira de Matos - Pedagoga e escritora de literatura Infantil)
Imagens de de apoio:
SERVIÇO
Projeto Sesc Conversas Flutuantes – Dia Mundial da Água
Local: Foz do Rio Ceará (Píer da Barra do Ceará)
Data: 22/3
Horário: 8h30
Informações: (85) 3464.9313