Uma operação interestadual deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio da Polícia Civil do Estado da Bahia (PCBA), resultou na prisão do quinto suspeito de participação em uma tentativa de latrocínio registrada na cidade de Iguatu, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do estado, em 15 de dezembro de 2025. A captura do homem, de 22 anos, foi realizada no aeroporto de Salvador, por equipes da Delegacia de Polícia Civil de Iguatu, da 4ª Delegacia Seccional de Iguatu, do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul) com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e de policiais civis da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da PCBA, que cumpriram mandados de prisão por tentativa de latrocínio e de busca e apreensão em um imóvel do homem na cidade de Salvador, na capital baiana. Com a prisão do indivíduo, a PCCE desarticula o principal responsável pelo planejamento e execução do crime. No momento da prisão,...
Em plena Páscoa, a busca por chocolates tem aumentado consideravelmente. São diversas as opções, entre barras, ovos, caixas, e outras, além dos sabores ao leite, branco, amargo. No entanto, mesmo que a tentação seja grande, o ideal é consumir com moderação.
De acordo com Tatiana Uchoa, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará, é necessário atenção para não cometer exageros na hora do consumo. “O consumo pode sim acontecer, mas a depender da quantidade e das boas escolhas”, diz.
Isso porque o chocolate tem uma composição variada, tendo em sua base os componentes cacau, manteiga de cacau, açúcares, sódio, entre outros. Dessa forma, segundo a professora, a diferença entre os tipos de chocolates está no teor de cacau. “O benefício do chocolate está focado no cacau. Quanto mais doce for, menor a quantidade de cacau que ele tem. Quanto mais amargo, maior a quantidade de cacau e por consequência, maior os benefícios à saúde”.
Embora muito querido, o chocolate branco é o menos recomendado para consumo. Em sua composição não há cacau, apenas a manteiga. Isso faz com ele seja mais rico em gordura e açúcares. Da mesma forma, o ao leite que possui aproximadamente 30% de cacau não é recomendado, pois não gera benefícios.
“O chocolate amargo é o ideal, porque possui aproximadamente 80% de cacau. Esse componente tem substâncias antioxidantes, que ajudam contra a formação dos radicais livres, e o envelhecimento precoce”, esclarece a professora.
Sobre o exagero no consumo, a nutricionista alerta para os riscos da obesidade, o favorecimento do desequilíbrio da glicemia e elevação da glicose.