A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), cumpriu, neste domingo (13), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 41 anos, suspeito de três furtos qualificados em Iguatu – Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado. A captura também ocorreu no município. Após um trabalho investigativo, a equipe policial da Delegacia de Iguatu tomou conhecimento de que o indivíduo estaria em uma vila pública do bairro Vila Neuma. A informação foi compartilhada com a Força Tática da PMCE, que localizou o alvo no bairro Alto do Jucá. O homem, que também responde por roubo e furto, foi conduzido para a Delegacia de Iguatu, onde o mandado foi cumprido. Agora, ele está à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Soc...
Pesquisa deve nortear estratégias de prevenção e combate ao trabalho precoce
Na próxima segunda feira (12), Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil, o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) vai apresentar, na Assembleia Legislativa, um diagnóstico sobre a exploração de crianças e adolescentes no estado. O levantamento foi realizado em cerca de 40 municípios. Foram ouvidos mais de 100 mil estudantes em mais de 600 escolas da rede pública. A pesquisa aponta o perfil dos que trabalham, por faixa etária e atividade.
Os dados devem nortear estratégias de prevenção e combate ao trabalho precoce. “A primeira delas é fomentar ações nas escolas, para conscientizar toda a comunidade”, antecipa o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, gerente nacional do programa Resgate a Infância. “O passo seguinte é buscar a parceria da assistência social para visitar as famílias e procurar alternativas que efetivamente retire essas crianças da situação de exploração”.
A segunda-feira será marcada por mobilizações em todas as regiões do estado. Educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares e outros profissionais que integram a rede de proteção à infância vão realizar caminhadas, palestras, blitze com panfletagem, entre outras iniciativas. O MPT-CE distribuiu material para a campanha, como cartazes, panfletos e adesivos com o tema “Chega de Trabalho Infantil”.
12 de junho
Criado em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil visa alertar a população para o problema e garantir os direitos fundamentais, na infância. Segundo o Relatório Mundial sobre Trabalho Infantil 2015, elaborado pela OIT, 168 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil no mundo. Desse total, mais de 70% têm entre 5 e 14 anos de idade. Cerca de cinco milhões vivem em condições análogas à escravidão.
O Ceará foi o estado que apresentou maior redução do trabalho precoce no país, entre os anos de 2014 e 2015, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo IBGE. O levantamento mais recente identificou 73.895 crianças e adolescentes em situação de trabalho, uma queda de 49% em comparação ao total registrado no ano anterior.
SERVIÇO
Sessão solene pelo Dia Mundial contra o Trabalho Infantil
12 de junho | às 15h
Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará