O governo do Paraná informou que, até o início da tarde deste sábado (8), 750 pessoas foram atendidas em unidades de Saúde do estado em decorrência da passagem de um tornado por cidades paranaenses. O fenômeno provocou a morte de seis pessoas. O município mais atingido foi Rio Bonito do Iguaçu, que fica a cerca de 400 quilômetros de Curitiba. Dados da Defesa Civil paranaense estimam que até 90% da área urbana da cidade foram atingidos. Segundo as informações oficiais, a maior parte dos feridos foi atendida em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Casos mais graves estão sendo encaminhados para o Hospital Universitário de Cascavel e para o Hospital Regional de Guarapuava. Quatro pessoas precisaram passar por cirurgia. Em Rio Bonito do Iguaçu, “as estruturas de saúde estão todas colapsadas”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Segundo o gestor, apenas um centro de s...
Nascida na crise, empresa especializada em alimentação para crianças produz mais de 3 mil refeições "sustentáveis" por mês
Mais do que uma tendência, a busca por hábitos mais saudáveis no dia a dia já virou um estilo de vida para muitas pessoas. A alimentação, claro, faz parte dessa "filosofia". E quando o assunto é a alimentação dos filhos, aí então que tudo fica ainda mais delicado. Pensando neste cenário, nasceu a Papá Pra Bebê, primeira empresa cearense especializada em refeições prontas para a primeira infância (voltada para crianças de 6 meses a seis anos).
Alyne do Vale, proprietária da empresa, sentiu na pele a dificuldade que muitas mães se deparam quando chega a fase de introdução alimentar: encontrar alimentos saborosos, saudáveis, diversificados e seguros para seus filhos, que sofriam de alergias alimentares. Para a mãe de gêmeos, o ideal era encontrar, em um produto só, frescor, sabor, textura e cor, e, ao mesmo tempo, praticidade e qualidade de vida para os filhos.
Por não achar no mercado tal combinação, nasceu a Papá Pra Bebê. No primeiro semestre, a empresa vendia 200 comidinhas - como ela chama - por mês. Hoje, um ano e meio após a sua criação, já são mais de 3 mil. Nascida no meio da crise econômica do país, Alyne afirma que não teve medo de investir, porque o conceito da empresa vai muito além da alimentação. "Não vendemos só comida. Vendemos tranquilidade, facilidade, suporte aospais que não contam com outros tipos de auxílio, como babás, funcionárias ou um segundo turno na creche", explica.
Começando com o sistema delivery, atualmente a Papá Pra bebê conta com duas lojas próprias (a segunda foi inaugurada recentemente no shopping RioMar Fortaleza). Hoje o cardápio inclui pratinhos, lanches, sopas e sobremesas desenvolvidos por uma nutricionista, livres de conservantes, refinados e açúcar e ricos em vitaminas e minerais. As refeições, vendidas congeladas, seguem as orientações do Ministério da Saúde para a alimentação de crianças brasileiras menores de 2 anos.
Assim como seus clientes, a Papá Pra Bebê segue crescendo saudável e forte. No próximo ano, Alyne espera chegar ao número de 10 mil refeições por mês. Para tanto, prevê a abertura de mais dois pontos de venda. O interior do Estado também está na lista de metas de expansão.
Para alcançar seus objetivos, a Papá Pra Bebê segue apostando em três pilares de sustentabilidade sociedade, o meio ambiente e a economia:
- É sustentável para a sociedade pois traz segurança, tranquilidade e um suporte para as famílias que têm uma rotina mais agitada, garantindo qualidade nutricional aos seus bebês. É pensar no futuro social.
- É sustentável porque usa métodos seguros de armazenamento, gera pouquíssimo lixo em seus processos, é "clean label", pois utiliza quase que 100% de seus insumos frescos, embalagem BPA Free. É pensar no futuro do meio ambiente.
- É sustentável porque se insere no contexto econômico familiar atual, evitando desperdícios de alimentos que, muitas vezes, são comprados e não são utilizados. É pensar no futuro da economia.
Desde sua criação, o Papá pra Bebê já entregou mais de 20 mil comidinhas por toda Fortaleza e região metropolitana e já “seguiu viagem” com muitas famílias pelo Brasil afora, como Estados Unidos, Europa e países da América Latina, com um total de 500 refeições.