O Presidente do Conselho Deliberativo do Fortaleza Esporte Clube, no uso de suas atribuições estatutárias e com fundamento no Artigo 93 do Estatuto, que autoriza a inclusão de matérias de caráter urgente, inadiáveis e essenciais ao Fortaleza, adita o Edital de Convocação publicado em 12 de dezembro de 2025, para incluir a seguinte pauta adicional: Apreciação dos indicados à composição do Conselho de Administração do Fortaleza EC SAF, conforme seguem: Saída: Wendell Fábio de Miranda Regadas Entrada: Lauro Chaves Neto Saída: Elias Leite Entrada: Zakaria Benzaama As demais informações do Edital permanecem inalteradas, incluindo data, horário, formato híbrido e local de realização da reunião. Ressalte-se, por fim, que os currículos dos indicados serão disponibilizados juntamente com os documentos pertinentes às demais pautas. Fortaleza, 12 de dezembro de 2025. Wendell Fábio de Miranda Regadas Presidente do Conselho Deliberativo
Cinzas de carvão mineral vêm ganhando novo uso graças a uma pesquisa conduzida pelo Laboratório de Mecânica dos Pavimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE), com financiamento da Usina Termelétrica do Pecém. O resultado do estudo é aplicação de cinzas em 5% da composição (volume) de blocos de vedação, blocos calha, meio fio, piso intertravados H6 e H8. Os 95% restantes são compostos por cimento e outros agregados convencionais da indústria de produção de pré-moldados. Os novos blocos de concreto foram utilizados no prédio da Usina Termelétrica do Pecém (UTE Pecém), recém-inaugurado.
A EDP, responsável pela UTE Pecém, investiu aproximadamente R$ 5,8 milhões na pesquisa. A cinza do carvão mineral está sendo adicionada à massa que forma os blocos de concreto utilizados na construção das paredes, na massa do meio feio e no calçamento externo da unidade (tanto de passeio quanto de circulação de veículos). A composição está sendo de 95% insumo tradicional e 5% de cinza.
As peças de pré-moldado são feitas com adição de cimento e de uma série de outros componentes. Os agregados mais tradicionais são areia e pó de pedra, uma parte desses foi então substituída pela cinza na proporção de 5%.
Os benefícios da utilização de cinzas em blocos pré-moldados são: transformação de resíduo em insumo, possível geração de receita com a comercialização de cinzas e redução de impactos ambientais em decorrência da substituição de recursos naturais por resíduos na indústria de pré-moldados.
Reúso de cinzas
Além da pesquisa, as cinzas provenientes UTE Pecém são direcionadas são direcionadas a empresas cimenteiras do Ceará e outros estados. O material é reutilizado como matéria-prima para a fabricação de cimento.
As cinzas do carvão mineral também representam uma fonte alternativa para outros segmentos. O resíduo pode ser utilizado em diversos segmentos da construção, como aterros estruturais, blocos de cinza e cal, cerâmicas, materiais para impermeabilização de bacias de contenção, remediação de solos, entre outras aplicações.
Sustentabilidade
O novo prédio administrativo UTE Pecém é equipado com reservatórios para captar água da chuva e direcioná-la para uso em caixas sanitárias e irrigação de jardim. Ao todo, o sistema tem capacidade de acumular 20 mil litros de água.
Já a laje do prédio possui entradas para a luz natural no ambiente interno, reduzindo a necessidade e iluminação artificial. Para não aumentar a temperatura do ambiente, o que exigiria mais energia do sistema de refrigeração, as entradas são equipadas com anteparo reflexivo que difundir a luminosidade e impedir a entrada da carga térmica. A unidade tem ventilação natural em algumas áreas dispensando a necessidade de aparelhos de ar-condicionado.
Possui ainda um sistema de gerenciamento de energia para aumentar a eficiência energética, gerenciar a temperatura do sistema de refrigeração e controlar os fluxos elétricos. um sistema de gerenciamento de energia para aumentar a eficiência energética, gerenciar a temperatura do sistema de refrigeração e controlar os fluxos elétricos.
Sobre a EDP – UTE Pecém
Em operação desde 2012, a UTE Pecém é um empreendimento do Grupo EDP. A empresa gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da usina é responsável pela transformação do Ceará de estado importador para estado exportador da energia elétrica.
A EDP Brasil atua nos segmentos de Geração, Distribuição e Comercialização e Soluções de energia elétrica no País. Além do Ceará, a EDP possui ativos em sete estados: Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo e Tocantins.
Controlada pela EDP Energias de Portugal S.A, uma das maiores operadoras europeias no setor energético, a EDP Energias do Brasil S.A. integra o Índice de Sustentabilidade da BM&F Bovespa (ISE), que reúne empresas que adotam boas práticas corporativas no que diz respeito a aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.