A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) atingiu, neste mês de dezembro, a marca de 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas desde o início da implementação do novo documento. Mais de 2 milhões de cidadãos cearenses já atualizaram sua identificação civil, o que representa mais de 20% da população do Estado já contemplada com o novo documento. A iniciativa fortalece o exercício da cidadania, garante o reconhecimento legal da identidade e amplia o acesso a direitos, políticas públicas e serviços essenciais, promovendo maior inclusão social e segurança jurídica. A modernização da identificação no Estado é realizada pela Pefoce, por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), responsável pela análise pericial dos documentos. A emissão da CIN no Ceará começou em 11 de janeiro de 2024, alinhando o estado ao modelo nacional definido pelo Governo Federal. A nova carteira traz avanços que reforçam a segurança e a confiabilidade do...
A Prefeitura Municipal de Fortaleza requalificou mais uma área pública que estava sendo irregularmente utilizada como depósito de resíduos sólidos. Dessa vez, o bairro contemplado foi o Vicente Pinzón (Regional II). A intervenção, realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Regional II e os moradores do bairro, ocorreu entre as ruas Josias Paulo de Sousa e Ancuri, no trecho popularmente conhecido como ladeira da rua Josias Paulo de Sousa.
O poder público municipal executou uma ação de limpeza na área, com o intuito de remover completamente os resíduos sólidos acumulados, e recuperou o passeio e o asfalto. “Os moradores não podiam trafegar pela calçada devido ao acúmulo irregular de lixo, tornando a travessia insegura. Nossa ação de limpeza removeu completamente o material inservível. Agora, os moradores podem voltar a utilizar esta importante via de forma segura para acessar áreas altas do bairro”, afirma Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.
Após a total remoção dos resíduos sólidos, os moradores pintaram e grafitaram muro, com desenhos e as frases que estimulam a preservação ambiental e a destinação correta dos resíduos. Além disso, plantaram mudas e estão cuidando da área para impedir que o despejo irregular de lixo volte a ocorrer.
Projeto Gari Comunitário
O bairro Vicente Pinzón também foi contemplado, este mês, com o Projeto Gari Comunitário. A iniciativa visa auxiliar a população que reside em locais de difícil acesso a destinar os resíduos sólidos corretamente.
Capacitados pela Ecofor Ambiental, os garis comunitários acessam áreas onde o caminhão coletor não consegue chegar, recolhendo o lixo na porta das casas e destinando o material ao local correto. Além disso, fazem um trabalho de educação ambiental com a comunidade. Nesse bairro, os agentes estão atuando no quadrilátero formado entre ruas Josias Paulo de Sousa e Dolor Barreira e as avenidas Trajano de Medeiros e Douglas Marshall.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.