Ciclo Carnavalesco movimenta mais de 227 mil turistas em Fortaleza Dados do Observatório do Turismo apontam impacto econômico de R$ 1,15 bilhão na economia da capital no período de pré-Carnaval e Carnaval Compartilhe: A capital cearense vem consolidando um novo posicionamento como destino carnavalesco. Esse avanço é resultado de um trabalho contínuo de promoção e de uma combinação de fatores que tornam a experiência cada vez mais atrativa: uma programação cultural diversificada e descentralizada, aliada aos atrativos já consagrados da cidade, como praias, gastronomia, lazer e vida urbana (Foto: Marcelo Obana) Fortaleza terá uma movimentação turística intensa ao longo do Ciclo Carnavalesco de 2026. De acordo com dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), são esperados cerca de 227.140 turistas durante o período de pré-Carnaval e Carnaval, entre os dias 16 de janeiro e 17 de fevereiro. O número representa um crescimento de 13,6% ...
A Prefeitura Municipal de Fortaleza requalificou mais uma área pública que estava sendo irregularmente utilizada como depósito de resíduos sólidos. Dessa vez, o bairro contemplado foi o Vicente Pinzón (Regional II). A intervenção, realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Regional II e os moradores do bairro, ocorreu entre as ruas Josias Paulo de Sousa e Ancuri, no trecho popularmente conhecido como ladeira da rua Josias Paulo de Sousa.
O poder público municipal executou uma ação de limpeza na área, com o intuito de remover completamente os resíduos sólidos acumulados, e recuperou o passeio e o asfalto. “Os moradores não podiam trafegar pela calçada devido ao acúmulo irregular de lixo, tornando a travessia insegura. Nossa ação de limpeza removeu completamente o material inservível. Agora, os moradores podem voltar a utilizar esta importante via de forma segura para acessar áreas altas do bairro”, afirma Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.
Após a total remoção dos resíduos sólidos, os moradores pintaram e grafitaram muro, com desenhos e as frases que estimulam a preservação ambiental e a destinação correta dos resíduos. Além disso, plantaram mudas e estão cuidando da área para impedir que o despejo irregular de lixo volte a ocorrer.
Projeto Gari Comunitário
O bairro Vicente Pinzón também foi contemplado, este mês, com o Projeto Gari Comunitário. A iniciativa visa auxiliar a população que reside em locais de difícil acesso a destinar os resíduos sólidos corretamente.
Capacitados pela Ecofor Ambiental, os garis comunitários acessam áreas onde o caminhão coletor não consegue chegar, recolhendo o lixo na porta das casas e destinando o material ao local correto. Além disso, fazem um trabalho de educação ambiental com a comunidade. Nesse bairro, os agentes estão atuando no quadrilátero formado entre ruas Josias Paulo de Sousa e Dolor Barreira e as avenidas Trajano de Medeiros e Douglas Marshall.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.