O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de cinco dias para a defesa do ex-presidente Fernando Collor explicar o desligamento da tornozeleira eletrônica. Desde abril deste ano, Collor cumpre prisão domiciliar em Maceió. A decisão foi tomada após o ministro receber um alerta da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, responsável pelo monitoramento do equipamento. De acordo com o órgão, a tornozeleira ficou sem bateria nos dias 2 e 3 de maio deste ano. “Intimem-se os advogados regularmente constituídos por Fernando Affonso Collor de Mello para prestarem esclarecimentos, no prazo máximo de cinco dias, sobre o descumprimento da medida cautelar imposta, sob pena de decretação da prisão”, decidiu o ministro. Moraes também cobrou explicações da secretaria por ter informado o desligamento cinco meses após o ocorrido. O órgão terá 48 horas para enviar as explicações. Em 2023, Collor foi condenado pelo STF. Conforme a ...
Instituto Myra Eliane lança nesta sexta (10) biografia com a trajetória de vida da ilustre cearense Olga Barroso
Em mais uma iniciativa para registrar a memória de personalidades cearenses históricas, apresentando seus legados para as gerações atuais e futuras, o Instituto Myra Eliane lançará nesta sexta-feira (10), às 19 horas, no hall da biblioteca da Unifor, o livro “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, de autoria do escritor e historiador Juarez Leitão. Ao longo das 328 páginas do livro, o leitor conhecerá a trajetória de vida de uma cearense inspiradora, uma mulher dinâmica e à frente do seu tempo e com atuação marcante na história política e intelectual do Ceará. O livro será comercializado ao valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) e será também doado pelo Instituto Myra Eliane a bibliotecas públicas de municípios cearenses e para os acervos de escolas e universidades públicas e particulares do Estado.
Nascida em Sobral e filha do Coronel Chico Monte, conhecido líder político da região Norte no início do século XX e de quem herdou o espírito destemido e o temperamento forte, Raimunda Olga Monte Barroso é considerada como a mulher que inaugurou no Ceará a concepção da figura feminina atuante na política, quando seu marido, o político e intelectual Parsifal Barroso, exerceu mandatos como Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Ministro e Governador do Estado.
Ao contrário de ser apenas a companheira de Parsifal em sua caminhada na política, Olga foi uma apaixonada pelo Ceará e pelo seu povo e, a exemplo de outras notáveis mulheres cearenses que marcaram história, foi protagonista e assumiu com maestria sua posição de primeira-dama, defendendo o espaço feminino na vida pública numa época em que a mulher ainda era vista como personagem coadjuvante. Prova disso são as atividades de grande relevância que desenvolveu em prol da sociedade, tendo criado a Sociedade de Amparo à Criança Cearense; estimulado a instalação de cursos de pediatria e prática obstetrícia para a formação de cuidadoras e parteiras; colaborado para a construção do Hospital Infantil Albert Sabin; e comandado a Legião Brasileira de Assistência (LBA), entre outras atuações.
No texto de apresentação, o neto de Olga e presidente do Instituto Myra Eliane, empresário Igor Queiroz Barroso, faz questão de destacar a personalidade multifacetada da avó e que lhe conferia “uma incrível habilidade não só para participar ativamente do contexto político e intelectual do Ceará, mas também para cuidar da família. Como dizia meu avô Parsifal, ‘tem horas que o Coronel Chico Monte explode em Olga por todos os poros’”, relembra Igor.
E foi com o intuito de manter vivo o legado de Olga Barroso, honrar o seu nome e compartilhar as lições e os ensinamentos de vida deixados por ela que o Instituto Myra Eliane convidou o professor, escritor e historiador Juarez Leitão para publicar a biografia no ano do centenário de nascimento dela (a data de nascimento de Olga é o dia 9 de novembro). Membro da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Juarez Leitão publicou mais de 40 obras de biografias, poesia, história e crônica de costumes. “Olga Barroso marcou sua presença na história do Ceará por sua personalidade afirmativa e um elenco de valores que ilustraram sua vida, desempenhada de forma intensa e produtiva na política, nas atividades sociais, no magistério e na literatura”, destaca o autor na abertura do livro.
“Lanço este livro para que, assim como eu, toda a nossa sociedade se orgulhe e se inspire no protagonismo dessa mulher cearense que esteve na vanguarda da vida”, comenta Igor Queiroz Barroso, que, em agosto, já havia promovido a reedição da obra “O Cearense”, um clássico de autoria de Parsifal Barroso e fora de catálogo há mais de quarenta anos.
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.
* Solenidade de Lançamento do Livro “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, de Juarez Leitão – Edição: Instituto Myra Eliane
Local: Hall da biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz – Fortaleza –CE)
Data: 10 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.