A família da publicitária Juliana Marins confirmou que o velório da jovem será na próxima sexta-feira (4), aberto ao público, no Cemitério e Crematório Parque da Colina, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, cidade onde ela morava. Juliana morreu na semana passada ao cair enquanto fazia uma trilha no Monte Rinjani, um vulcão na ilha de Lombok, na Indonésia. A cerimônia aberta ao público será das 10h às 12h e restrita a familiares e amigos das 12h30 às 15h. Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Civil do Rio de Janeiro fez nova necropsia no corpo de Juliana. O exame começou às 8h30 e durou cerca de duas horas, no Instituto Médico-Legal Afrânio Peixoto. O procedimento foi feito por dois peritos legistas da Polícia Civil e acompanhado por um perito médico da Polícia Federal e por um assistente técnico representante da família. O resultado preliminar será divulgado em até 7 dias. >> Siga o canal da Agência Brasil ...
Instituto Myra Eliane lança nesta sexta (10) biografia com a trajetória de vida da ilustre cearense Olga Barroso
Em mais uma iniciativa para registrar a memória de personalidades cearenses históricas, apresentando seus legados para as gerações atuais e futuras, o Instituto Myra Eliane lançará nesta sexta-feira (10), às 19 horas, no hall da biblioteca da Unifor, o livro “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, de autoria do escritor e historiador Juarez Leitão. Ao longo das 328 páginas do livro, o leitor conhecerá a trajetória de vida de uma cearense inspiradora, uma mulher dinâmica e à frente do seu tempo e com atuação marcante na história política e intelectual do Ceará. O livro será comercializado ao valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) e será também doado pelo Instituto Myra Eliane a bibliotecas públicas de municípios cearenses e para os acervos de escolas e universidades públicas e particulares do Estado.
Nascida em Sobral e filha do Coronel Chico Monte, conhecido líder político da região Norte no início do século XX e de quem herdou o espírito destemido e o temperamento forte, Raimunda Olga Monte Barroso é considerada como a mulher que inaugurou no Ceará a concepção da figura feminina atuante na política, quando seu marido, o político e intelectual Parsifal Barroso, exerceu mandatos como Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Ministro e Governador do Estado.
Ao contrário de ser apenas a companheira de Parsifal em sua caminhada na política, Olga foi uma apaixonada pelo Ceará e pelo seu povo e, a exemplo de outras notáveis mulheres cearenses que marcaram história, foi protagonista e assumiu com maestria sua posição de primeira-dama, defendendo o espaço feminino na vida pública numa época em que a mulher ainda era vista como personagem coadjuvante. Prova disso são as atividades de grande relevância que desenvolveu em prol da sociedade, tendo criado a Sociedade de Amparo à Criança Cearense; estimulado a instalação de cursos de pediatria e prática obstetrícia para a formação de cuidadoras e parteiras; colaborado para a construção do Hospital Infantil Albert Sabin; e comandado a Legião Brasileira de Assistência (LBA), entre outras atuações.
No texto de apresentação, o neto de Olga e presidente do Instituto Myra Eliane, empresário Igor Queiroz Barroso, faz questão de destacar a personalidade multifacetada da avó e que lhe conferia “uma incrível habilidade não só para participar ativamente do contexto político e intelectual do Ceará, mas também para cuidar da família. Como dizia meu avô Parsifal, ‘tem horas que o Coronel Chico Monte explode em Olga por todos os poros’”, relembra Igor.
E foi com o intuito de manter vivo o legado de Olga Barroso, honrar o seu nome e compartilhar as lições e os ensinamentos de vida deixados por ela que o Instituto Myra Eliane convidou o professor, escritor e historiador Juarez Leitão para publicar a biografia no ano do centenário de nascimento dela (a data de nascimento de Olga é o dia 9 de novembro). Membro da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Juarez Leitão publicou mais de 40 obras de biografias, poesia, história e crônica de costumes. “Olga Barroso marcou sua presença na história do Ceará por sua personalidade afirmativa e um elenco de valores que ilustraram sua vida, desempenhada de forma intensa e produtiva na política, nas atividades sociais, no magistério e na literatura”, destaca o autor na abertura do livro.
“Lanço este livro para que, assim como eu, toda a nossa sociedade se orgulhe e se inspire no protagonismo dessa mulher cearense que esteve na vanguarda da vida”, comenta Igor Queiroz Barroso, que, em agosto, já havia promovido a reedição da obra “O Cearense”, um clássico de autoria de Parsifal Barroso e fora de catálogo há mais de quarenta anos.
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.
* Solenidade de Lançamento do Livro “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, de Juarez Leitão – Edição: Instituto Myra Eliane
Local: Hall da biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz – Fortaleza –CE)
Data: 10 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.