Depois do protesto registrado na última terça-feira (11), quando um grupo de manifestantes e indígenas tentou ocupar a área da Zona Azul da COP30, onde são realizadas as negociações da conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) encaminhou uma carta pedindo para que o governo federal reforce a segurança nas imediações do evento. O documento foi enviado para a Casa Civil da Presidência da República, que não divulgou o seu teor. A segurança interna da Blue Zone está a cargo do Departamento das Nações Unidas para Segurança e Proteção (UNDSS, na sigla em inglês), que define como serão protegidas todas as áreas em seu interior. Em nota, a Casa Civil disse que não esteve envolvida na tomada de decisão das forças de segurança pública referente aos protestos do dia 11. Segundo a pasta, todas as solicitações da ONU têm sido atendidas. “Ontem os Governos Federal e Estadual, juntamente com o UNDSS, realizaram a reavaliação dos meios e quantitativos policiais para pr...
A realidade do cenário LGBT dos jovens da periferia de Fortaleza é o tema central do debate Fortaleza das Diversidades e Adversidades, que acontece no dia 04 de abril, às 19h, no Cuca Jangurussu.
O evento é o primeiro realizado pela União Nacional LGBT – Fortaleza, a mais recente unidade da UNALGBT Nacional no país. A entidade foi criada em 2015, na cidade de São Paulo, para defender a luta por mais direitos para a população LGBT do Brasil. Atualmente, a UNALGBT está presente em vários estados do país (Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina). Na capital cearense, a entidade procura, por meio de atividades de conscientização sociopolítica, criar novas perspectivas de realidade para a comunidade LGBT em geral.
A escolha da UNALGBT por fazer sua primeira ação no Cuca se deve as ações já desenvolvidas por jovens LGBTs dentro da programação dos Cucas e no cotidiano dos bairros atendidos pela instituição. "É de fundamental importância discutir as diferenças na comunidade LGBT e como a homofobia se expressa nos diferentes territórios e grupos sociais", declara Jéssica Santana, supervisora de Protagonismo Juvenil da Rede Cuca Jangurussu.
Para os organizadores, este é o momento de conscientizar politicamente os jovens que residem na área Cuca e que participam ou não das atividades do equipamento da prefeitura de Fortaleza. “O mais importante neste momento é a gente começar a pensar em efetivar as políticas públicas voltadas à comunidade LGBT no Ceará, sobretudo as questões voltadas aos transexuais”, acredita a assistente social e mulher trans Lucivânia Sousa, uma das palestrantes do debate.
Fortaleza das Diversidades e Adversidades é uma realização da UNALGBT-Fortaleza em parceria com o Cuca Jangurussu. O evento será apresentado por Douglas Libriado (D. Pop) e terá como debatedores Cris Alves (Coletivo CucaNey), Júnior Ratts (Escritor e Jornalista), Lucivânia Sousa (Escritora e Assistente Social) e Marnylton Cabral (Coletivo Haus of Silva).
Serviço
Debate Fortaleza das Diversidades e Adversidades
Local: Cuca Jangurussu
Dia 04 de abril, às 19h
Aberto ao público
Informações: (85) 9987255893 e (85) 987504179
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.