O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (17), que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) quer criar as condições para que as comunidades explorem o potencial cultural que têm. Para ele, a cultura do país deve ser revolucionária, feita com participação social e não determinada por eixos comercias. Uma cerimônia no Palácio do Planalto marcou o envio do novo PNC para análise do Congresso Nacional. Elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC), o plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos. Segundo Lula, o plano quer transformar a cultura em movimento efetivamente de base, popular. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula. O evento contou com a presença de cerca de 600 ...
Uma Coleção de Veridiana Brasileiro, com a curadoria de Newton Whitehurst
O Museu do Ceará, abriu no dia 10 de março (sábado), a exposição: “Novos Olhares para a Monalisa”, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Associação dos Amigos do Museu do Ceará, do Museu do Ceará, Menu das Artes e Coleção Veridiana.
A exposição intitulada “Novos Olhares para a Monalisa” evidencia o mistério e o enigma dessa personagem histórica na interpretação e identidade de cada artista, enaltecendo a beleza e estimulando o interesse e sensibilidade às artes. Composta por quase duzentas Obras de artistas locais, nacionais e internacionais, a exposição terá duração de 30 dias, ficando em cartaz no Museu do Ceará. Esta será, certamente, uma experiência cultural inesquecível. Um encontro com várias cores, olhares, desenhos e possibilidades do clássico quadro. Um lúdico possível de ver e se encantar.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.