Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), assinou o termo de cooperação técnica que beneficia o Programa de Entrega Voluntária de Crianças à Adoção. A assinatura do termo nº 35/2025 foi celebrada, além da Prefeitura, entre o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE/CE). A solenidade foi realizada na última segunda-feira (19/01). O referido termo tem como objetivo formalizar e fortalecer a cooperação interinstitucional no âmbito do Programa de Entrega Voluntária de Crianças à Adoção, promovendo a atuação integrada dos órgãos envolvidos. A iniciativa busca assegurar um atendimento humanizado, seguro e qualificado às gestantes e genitoras que manifestem, de forma consciente e voluntária, o desejo de realizar a entrega para adoção, em estrita observância à legislação vigente, ao ECA e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A assinatura do instrumento representa um avanço significativo na consolidação da rede de garantia de direitos, reforçando o compromisso das instituições com a Proteção Integral da Criança e do Adolescente bem como com o respeito à dignidade, ao sigilo e à autonomia das mulheres atendidas pelo programa.
Estudante do Academia Enem obtém 980 na redação do Enem 2025
Karen Laís pretende cursar Psicologia e contou como foi sua experiência no projeto da Prefeitura de Fortaleza

A aluna do Academia Enem 2025, Karen Laís, obteve 980 pontos na redação do Enem. O projeto, que completou 11 anos de história, é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), e tem como objetivo orientar e preparar jovens para o ingresso no ensino superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares em geral.
De acordo com Karen, a experiência no projeto foi bastante proveitosa, não apenas pela preparação acadêmica para o Enem, mas também pelo apoio recebido ao longo do processo.
“A energia positiva e a dedicação dos envolvidos, sem dúvida, tornaram a jornada rumo ao Enem mais leve. Durante o tempo em que participei do projeto, sempre pude sentir o quanto os nossos sonhos eram importantes e, arrisco dizer, o principal motivo para aquela iniciativa existir. O Academia Enem me ajudou, principalmente, a acreditar que a entrada na universidade é, sim, possível”.
“O Academia Enem foi a minha primeira experiência com um projeto da Prefeitura de Fortaleza. Sou extremamente grata pela excelência dos professores e dos conteúdos aos quais tive acesso por meio dessa nobre iniciativa. Certamente, o AE tem um lugar especial no meu coração”, completou Karen.
A estudante conta ainda que pretende cursar Psicologia, sua primeira opção no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal plataforma de seleção para universidades públicas.
“A vocação surgiu do desejo de tornar o mundo um lugar melhor, mais humano. Estudar a mente humana e buscar compreender os seus anseios foi a maneira que encontrei para, algum dia, poder transformar a vida das pessoas e fazê-las acreditar que os dias bons também chegam.”
Sobre a rotina de estudos, Karen destaca que, além da estrutura oferecida pelo Academia Enem, também contou com o suporte do programa Salvaguarda, que possui proposta semelhante: ofertar preparação de qualidade para estudantes da rede pública. Simulados e treinos semanais de redação fizeram parte da sua preparação. Além disso, a leitura, ainda que como hobby, sempre esteve presente em seu cotidiano.
Sobre o Academia Enem
O Academia Enem é um programa da Prefeitura de Fortaleza voltado para orientar e preparar estudantes, especialmente da rede pública, para o ingresso no ensino superior, por meio do Enem, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de vestibulares em geral. O programa é executado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e conta com recursos do Ministério da Educação (MEC).
O programa tem como objetivo reduzir as desigualdades no acesso às universidades, tendo como princípio norteador a democratização da educação como agente de mudança. Ao mesmo tempo em que busca contribuir para a ascensão dos jovens ao ensino superior, o Academia Enem também os prepara para o ingresso no mundo do trabalho.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.