A Cúpula dos Povos foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (12) com discursos criticando a ausência de maior participação popular na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e em defesa da Palestina. Para as organizações e movimentos, países e tomadores de decisão têm se omitido ou apresentado soluções absolutamente ineficientes colocando em risco a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. O evento reúne cerca de 1,3 mil movimentos sociais, redes e organizações populares de todo o mundo e se estende até o dia 16 de novembro, na Universidade Federal do Pará, às margens do Rio Guamá, em Belém (PA). “Decidimos há mais de dois anos, quando tivemos notícias de que a COP30 aconteceria aqui no nosso país e mais especificamente aqui no estado do Pará, de dizer que, diante dos desafios que estava posto pela COP, nós deveríamos construir um dos maiores levantes da classe trabalhadora do nosso país mobilizando a classe trabalhadora do mundo”, disse Ayala Ferreir...
Diante dos altos índices de desemprego, aprimorar competências e buscar novas
qualificações podem garantir uma vaga, afirma a consultora Madalena Mattos
Desde 2015, as altas taxas de desemprego vem fazendo parte da realidade brasileira e, no Ceará não, é diferente. Apesar de o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) ter divulgado que o Estado apresentou uma redução no índice de desocupação em 2017, passando de 14,3% no primeiro trimestre do ano para 11% nos três últimos meses do ano, o desemprego ainda se encontra em patamares elevados. No total, são mais de 466 mil pessoas sem emprego formal.
Nesse contexto, e em um mercado de trabalho que exige cada vez mais qualificações, a busca por diferentes tipos de capacitações é praticamente obrigatória para quem deseja receber uma oportunidade nos negócios. A mudança passou a ser uma constante na sociedade e a resiliência é uma das características mais prezadas pelas empresas.
“Quem quer se sobressair no meio dessa instabilidade precisa investir em capacitação. Os profissionais devem se atualizar constantemente para que aprendam a lidar com as mais diversas situações. O mercado está cada vez mais exigente e a tendência é aumentar essa cobrança. Por isso, é importante se dedicar para oferecer um diferencial para as empresas”, explica a consultora de marketing pessoal e palestrante Madalena Mattos.
A limitação de recursos financeiros não pode ser uma desculpa para deixar de buscar novas qualificações. Para Madalena Mattos, nem sempre é possível fazer aquele curso dos sonhos, mas é importante buscar formas alternativas de conhecimento que sejam mais em conta, como workshops gratuitos e leituras.
“Outra dica é procurar entidades de classe ou associações, que geralmente oferecem ótimos cursos com baixo investimento, além de ficar atento aos eventos de mercado gratuitos que acontecem em nossa cidade. Atualmente, a internet também tem demonstrado ser uma importante ferramenta para acesso a conteúdos e cursos gratuitos à distância, muitos certificados por instituições renomadas”, salienta a consultora.
Empresas que capacitam
Investir em capacitação também precisa ser uma iniciativa das empresas para atender suas próprias demandas e fortalecer a equipe. Afinal, cursos e treinamentos de qualificação geram benefícios tanto para o empregador quanto para o funcionário, ao reduzir custos, diminuir a rotatividade, tornar o ambiente de trabalho mais saudável, garantir a produtividade e fazer com que a empresa seja mais competitiva.
De acordo com Madalena Mattos, a capacitação interna protege a empresa da perda de qualidade ao manter os profissionais sempre atualizados. “Trata-se de uma via de mão dupla, onde empregadores e funcionários saem ganhando com o aumento produtividade da equipe e influenciando positivamente o desempenho empresarial no mercado, uma vez que o colaborador agrega valor para si e para a empresa. Ao focar em promover o aumento de habilidades e competências de suas equipes, as empresas tendem a se destacar no mundo dos negócios”, observa a consultora.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.