Pular para o conteúdo principal

Prazo de inscrição no PND 2026 termina nesta sexta Inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até quarta-feira

  O prazo para que os interessados em se inscrever na Prova Nacional Docente (PND) de 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (3), no horário de Brasília. A inscrição deve ser feita diretamente no Sistema PND , no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. Desde a última semana, o Ministério da Educação (MEC) tem enviado mensagens por WhatsApp e pela conta Gov.br aos professores de todo o Brasil para orientar sobre a inscrição da Prova Nacional Docente (PND). O objetivo é facilitar o acesso dos docentes às informações sobre o processo. Quem pode se inscrever Anualmente, podem participar da PND os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas de 21 áreas, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas pelo coordenador do respectivo curso. Também podem se inscrever os professores já formados que querem ingressar no magistério público por meio de concurso público ou processo ...

Jovens indígenas participam de vivência no Rio Ceará e aprendem sobre biodiversidade e tradições

Conversas Flutuantes é um projeto socioeducativo do Sesc e realiza ações em alusão ao Dia do Índio para valorização cultural e preservação ambiental

O Rio Ceará é sagrado para o povo indígena Tapeba: em suas águas pescam para alimentar suas famílias; em seu leito fazem os ritos ancestrais; no mangue apanham crustáceos. A sobrevivência de muitas pessoas das 17 aldeias indígenas de Caucaia está ligada ao ecossistema da reserva indígena onde vivem, exatamente por isso, os Tapeba são os principais cuidadores das águas, da vegetação e de todo este bioma.
Em sua programação, o Sesc Ceará empodera os povos originários na preservação ambiental de seu território e entre as ações realiza, nos dias 16, 17 e 18 de abril, mais uma edição do Projeto Conversas Flutuantes. Em alusão ao Dia do Índio (19 de abril), durante três dias, 270 crianças e adolescentes, estudantes de 14 escolas indígenas de Caucaia, têm uma vivência náutica pelo Rio Ceará para uma formação sobre cultura, ancestralidade indígena e cuidados com o meio ambiente.

Em parceria com a Associação dos Professores Indígenas Tapeba (Aproint), o projeto realiza esta aula de campo com educadores desta etnia, que explicam aos estudantes, diversas questões. “O Rio Ceará significa vida para nós. O mangue é uma bacia de proteção, uma área de desova para peixes e crustáceos”, explica Margarida Tapeba, professora e presidenta da Aproint.

As vivências náuticas acontecem pela manhã, de 8h às 10h e pela tarde, das 13h30 às 16h. A professora explica que os estudantes serão convidados a dançar o toré nas margens do rio e conhecerão os mitos do povo Tapeba, como a pedra encantada.

Nesta edição, faz referência ao Dia do Índio, 19 de abril. A professora afirma que a data deve lembrar a necessidade de respeito e dignidade para os povos indígenas. “Já nos tiraram tanta coisa nesses 500 anos que todo dia para nós é Dia do Índio. Seria interessante se as pessoas conhecessem os povos indígenas, nosso artesanato, culinária, danças ancestrais, festas”, defende Margarida.

Sobre o Conversas Flutuantes
O Conversas Flutuantes é um projeto socioeducativo realizado pelo Sesc Ceará para valorização das comunidades tradicionais e dos recursos naturais. A vivência acontece uma vez por mês, sempre em alusão a datas sociais. O projeto socioeducativo é realizado através de uma vivência náutica, que propicia a contemplação de um dos ambientes naturais mais admiráveis do Ceará.

Na atividade é possível observar as belezas do Rio Ceará, o manguezal, a exuberância da fauna e flora local, além dos labirintos e canais naturais do rio que possui importância histórica.

Para além da contemplação da natureza, o projeto também propõe um conjunto de vivências colaborativas nos barcos onde a construção dos saberes, a reflexão e o diálogo coletivo são mediados por educadores através de temáticas ambientais, históricas e culturais que são desenvolvidos conforme o interesse dos grupos atendidos.

As instituições sociais interessadas em agendar participações ao longo do ano, podem se inscrever a partir do emailconversasflutuantes@sesc-ce.com.br .

Serviço:
Projeto Conversas Flutuantes – Dia do Índio
Local: Foz do Rio Ceará (Píer da Barra do Ceará)
Datas: 16, 17 e 18/4
Horários: manhã (8h às 10h); tarde (13h30 às 16h)
Inscrições para outras edições: Escolas e instituições sociais interessadas devem entrar em contato com o Sesc conversasflutuantes@sesc-ce.com.br .
Informações: 3795.8731

*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Comunicado à imprensa

  Comunicado à imprensa  A Gomes de Matos Consultoria comunica uma importante atualização estratégica. Após uma avaliação criteriosa e considerando os nossos objetivos de longo prazo, encerramos nossa participação na sociedade do BS Innovation Hub. O Hub continuará suas operações, porém não mais como parte do GM Group, nosso ecossistema de negócios. Durante dois anos e meio de sociedade com o BS Innovation Hub, tivemos a honra de contribuir para a promoção da inovação e do empreendedorismo no Ceará. Esta experiência foi rica em aprendizados e realizações.  Expressamos nossa gratidão a todos (as)  que estiveram conosco nessa jornada: aos nossos ex-sócios, pela colaboração produtiva, aos empreendedores, startups e empresas que se engajaram com o hub, assim como aos (às)  colaboradores (as) dedicados (as), cujo trabalho árduo foi essencial para cada conquista.  Continuamos comprometidos com o fomento da inovação e o apoio ao desenvolvimento empresarial no Bras...