A empresa coreana Innospace anunciou que adiou o lançamento do foguete Hanbit-Nano , que ocorreria nesta quarta-feira (17) para sexta-feira, às 15h45. Seria a primeira vez que um voo comercial partiria de uma base brasileira. Segundo comunicado, a empresa mudou o dia do lançamento para garantir tempo suficiente para a “substituição de componentes após a detecção de uma anomalia no dispositivo de resfriamento do sistema de suprimento de oxidante do primeiro estágio durante o procedimento de inspeção final”. A Força Aérea Brasileira (FAB), que opera o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, confirmou o adiamento. O veículo espacial – que tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e 20 toneladas – iria ao espaço nesta quarta-feira levando satélites para a órbita baixa da terra a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.
Um passeio público antes utilizado como depósito irregular de lixo foi totalmente requalificado, por meio da união entre a Prefeitura e a comunidade. O local beneficiado fica localizado na Rua Jovino Guedes, no bairro Aldeota.
A área recebeu varrição, capinação e total remoção dos resíduos sólidos, através da Secretaria Regional II e Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Além disso, o trabalho de grafitagem, apoiado pela concessionária Fazauto, do artista plástico Carlos Edinardo (Edy lápis de lata), levou novas cores ao muro.
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realizou ação de educação ambiental com os moradores do bairro e o plantio de mudas ornamentais no passeio, colaborando com a sustentabilidade da eliminação do ponto de lixo. Os alunos do Colégio Canarinho, que fica no entorno da área requalificada, participaram das atividades obtendo ensinamentos práticos sobre cidadania.
“Esta ação é algo que batalhamos muito, após a requalificação nossa área melhorou 100%, ficou esteticamente boa, as pessoas elogiam e os alunos têm orgulho de visitar o local. Nós trabalhamos diariamente esta conscientização ambiental com as crianças na escola, mas vivenciar é algo que auxilia na formação de cidadãos”, afirma Ângelo Lopes, supervisor educacional da escola canarinho.
Esta ação conjunta, que contou ainda com o apoio da Coordenadoria das Regionais, Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (Urbfor) e Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) faz parte do projeto municipal Reciclando Atitudes na Cidade, coordenado pela Seuma, que visa despertar a reflexão da sociedade para a gestão adequada dos resíduos sólidos, através de ações socioambientais. “O Projeto Reciclando Atitudes na Cidade busca desconstruir práticas de descarte irregular de resíduos sólidos. Trabalhamos não só com a limpeza da área, mas atuamos com a comunidade, buscando conscientizar sobre a cuidados e preservação do meio ambiente”, afirma Águeda Muniz, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.