Pular para o conteúdo principal

IFCE Jaguaribe define novos cursos em audiência pública

  IFCE Jaguaribe define novos cursos em audiência pública Encontro reuniu representantes de diferentes segmentos; confira as formações escolhidas Publicada por Luis Freitas em 28/08/2026 ― Atualizada em 28 de Agosto de 2026 às 13:52 Em conjunto com a comunidade local, representantes de instituições públicas e privadas, o Campus Jaguaribe do IFCE definiu os cursos que serão prioridade para novas implantações e ofertas naquela unidade, com expectativa para os próximos dois anos 2027/28. As formações técnicas em Biotecnologia (integrado ao Ensino Médio) e em Administração (para quem já concluiu o Ensino Médio); e os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; além da Licenciatura em Pedagogia foram os escolhidos por meio de audiência pública no último dia 26/8. “Tivemos uma participação importante da comunidade e de diversos segmentos da sociedade, que puderam contribuir diretamente com a discussão sobre os próximos caminhos para...

Prefeitura elimina mais um ponto de lixo em Fortaleza

Um passeio público antes utilizado como depósito irregular de lixo foi totalmente requalificado, por meio da união entre a Prefeitura e a comunidade. O local beneficiado fica localizado na Rua Jovino Guedes, no bairro Aldeota.
A área recebeu varrição, capinação e total remoção dos resíduos sólidos, através da Secretaria Regional II e Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Além disso, o trabalho de grafitagem, apoiado pela concessionária Fazauto, do artista plástico Carlos Edinardo (Edy lápis de lata), levou novas cores ao muro.
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realizou ação de educação ambiental com os moradores do bairro e o plantio de mudas ornamentais no passeio, colaborando com a sustentabilidade da eliminação do ponto de lixo. Os alunos do Colégio Canarinho, que fica no entorno da área requalificada, participaram das atividades obtendo ensinamentos práticos sobre cidadania.
“Esta ação é algo que batalhamos muito, após a requalificação nossa área melhorou 100%, ficou esteticamente boa, as pessoas elogiam e os alunos têm orgulho de visitar o local. Nós trabalhamos diariamente esta conscientização ambiental com as crianças na escola, mas vivenciar é algo que auxilia na formação de cidadãos”, afirma Ângelo Lopes, supervisor educacional da escola canarinho.
Esta ação conjunta, que contou ainda com o apoio da Coordenadoria das Regionais, Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (Urbfor) e Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) faz parte do projeto municipal Reciclando Atitudes na Cidade, coordenado pela Seuma, que visa despertar a reflexão da sociedade para a gestão adequada dos resíduos sólidos, através de ações socioambientais. “O Projeto Reciclando Atitudes na Cidade busca desconstruir práticas de descarte irregular de resíduos sólidos. Trabalhamos não só com a limpeza da área, mas atuamos com a comunidade, buscando conscientizar sobre a cuidados e preservação do meio ambiente”, afirma Águeda Muniz, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*