O Brasil vendeu ao exterior, em 2025, 40,04 milhões de sacas de 60 quilos (kg) de café, uma queda de 20,8% em relação a 2024. No entanto, a receita da exportação do produto no ano passado bateu recorde: US$ 15,586 bilhões, um aumento de 24,1% na comparação com o ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (19), são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A receita das vendas ao exterior registrada em 2025 é a maior desde 1990 , quando a Cecafé iniciou o levantamento. As exportações brasileiras tiveram como destino 121 países. De acordo com o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, o recorde é resultado do aumento do valor do produto em 2025 e de investimentos do setor em qualidade. “Tivemos médias mensais de preço maiores em 2025 e nossos cafeicultores, bem organizados, mantêm seus investimentos em tecnologia, inovação e qualidade, o que eleva o patamar dos cafés do Brasil e, consequentemente, o seu valor. Não à toa, somos a única o...
No mês de maio, o amarelo é sinal de atenção e advertência. Com a temática “Sua vida não precisa estar em jogo”, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans), por meio do Sest Senat, integra o movimento mundial do Maio Amarelo, em um esforço de alertar sobre os altos índices de acidentes de trânsito. Nesse sentido, a Federação realiza diversas ações educativas e de saúde no dia 23/5, de 8h as 12h, no Detran da Maraponga. O evento é aberto ao público.
Na ocasião, serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, massoterapia e distribuição de brindes. Além disso, os participantes terão acesso a informações sobre os cursos oferecidos pelo Sest Senat Fortaleza, que especializam e formam trabalhadores do setor de transporte para uma boa atuação no trânsito.
O evento conta ainda com um estande da Fetrans para apresentação do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte – que, desde 2007, trabalha na promoção do engajamento de profissionais do transporte e sociedade em geral em ações de conservação do meio ambiente como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento. Também será realizada aferição dos veículos que estiverem no local, além de uma blitz educativa, em parceria com os agentes de trânsito do Detran, com dicas e orientações para a prática de um trânsito mais seguro.
SERVIÇO
Maio Amarelo Fetrans e Sest Senat
Local: Detran Maraponga
Horário: 8h às 12h
Aberto ao público
Informações: (85) 3261.7066 / 3264.1531

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.