Pular para o conteúdo principal

Sub-17: Fortaleza goleia Atlético Cearense em rodada atrasada do Cearense

  Na tarde desta terça-feira (16), o Fortaleza entrou em campo pela rodada atrasada do Campeonato Cearense Sub-17, diante da equipe do Clube Atlético Cearense, e saiu vitorioso pelo placar de 13 a 0. Kauã Alves, três vezes, Caio Wesley, duas vezes, Juan Fidelis, Kauan Saturnino, Brunno, duas vezes, Pedro Rylner, Gabriel Cardoso, duas vezes, e Pedro Garcia marcaram para o Leão do Pici. Foto: João Moura / Fortaleza EC O JOGO Jogando no Estádio Raimundão, o Fortaleza começou a partida pressionando o adversário. Com um ataque fulminante, os primeiros três gols foram marcados pelo camisa 10 Kauã Alves. Ainda na primeira etapa, Caio Wesley marcou em duas oportunidades, fazendo com que o Leão voltasse para o intervalo vencendo por 5 a 0. Foto: João Moura / Fortaleza EC Na etapa final, o Tricolor de Aço continuou com o ritmo intenso. Em cobrança de pênalti, Juan Fidelis marcou o sexto gol. Kauan Saturnino entrou na partida e de fora da área marcou o sétimo da partida, se isolando na artilharia

IJF realiza I Encontro de Jovens Heróis para crianças vítimas de queimadura


Foto: Thiago Gaspar

O Instituto Doutor José Frota (IJF), unidade da Prefeitura de Fortaleza, realizou, nesta quinta-feira (21/06), o I Encontro de Jovens Heróis - João Nogueira Juncá, voltado às famílias de crianças vítimas de queimadura atendidas pelo Núcleo de Queimados do equipamento. O evento, que aconteceu no Parque Ecológico Ecopoint, promoveu atividades lúdicas para as crianças, como desenho e pintura e trocas de experiências entre os pais e os profissionais do Núcleo e de instituições privadas, num momento de promoção da saúde, prevenção de acidentes, além do respeito às diferenças.

O Encontro, que é voltado a ex-pacientes, buscou tratar questões que fazem parte da vida da criança e do adulto vítimas de queimaduras após o período de internação e tratamento, como qualidade de vida e inserção na sociedade. Segundo João Neto, médico chefe do Núcleo, é importante pensar para além do atendimento assistencial durante a terapia. “Estamos tentando ampliar o contato com os pacientes que ficaram com sequelas ou não, para saber como está sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho, porque temos adolescentes que foram queimados e hoje são adultos”, diz.

O Núcleo de Queimados do IJF, pioneiro e referência no Norte-Nordeste, atendeu no último ano 722 casos envolvendo crianças entre 0 e 14 anos. Além da equipe de médicos e enfermeiros com plantão 24 horas por dia, o atendimento, que é multidisciplinar, também conta com uma equipe de diversos profissionais como fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, que atendem em horário comercial. Para Alana Silva, que participou do Encontro, o atendimento do Núcleo foi muito importante para cuidar de sua filha. Adriele, de 6 anos, que tinha apenas 3 quando colocou o dedo em uma tomada, causando uma queimadura pelo contato com a rede elétrica. Segundo ela, tanto o atendimento que recebeu na época quanto a ação depois da alta são muito importantes, fazendo com que elas se sintam bem recebidas.

O atendimento do Centro também foi destacado pela família de Kauã Peixoto, jovem de 12 anos que sofreu queimaduras graves em diversas partes do corpo ao tentar fazer experimentos utilizando álcool em gel. Kauã ficou internado durante 64 dias no IJF, inicialmente sem poder se mover e se alimentando apenas por uma sonda. Um ano depois do acidente, o jovem ainda possui cicatrizes e ainda passará por cirurgias, mas já voltou a sua rotina. A questão da autoestima dos jovens também foi comentada no Encontro. “Tivemos pacientes que perderam a orelha, o nariz, que possuem lesões nos olhos e na boca, então também existe uma preocupação com a inserção social”, afirma João Neto.

Evento
João Nogueira Juncá, que dá nome ao evento, foi um jovem que morreu aos 17 anos em um incêndio próximo à Casa de Saúde Cesar Cals. João entrou no prédio em chamas e conseguiu socorrer diversas pessoas, mas foi atingido por uma explosão e teve 80% do corpo queimado. As ocorrências de queimaduras mais comuns, no entanto, ocorrem no ambiente doméstico. Caso ocorra um acidente, podem ser tomados diversas medidas de emergência, como lavar o local da lesão apenas com água corrente, evitando o uso de receitas caseiras, não retirar a roupa que estiver grudada na pele, não cobrir com algodão nem estourar as bolhas causadas pela queimadura e principalmente buscar a unidade de saúde mais próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.