A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou o Relatório de Perenização dos Rios 2025, que mostra que o Ceará alcançou 1.818 km de trechos de rios perenizados no ano, um dos maiores valores da última década. A extensão de 1.818 km perenizados em 2025 representa o melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2024, quando a marca superou 1.900 km. Em relação ao período de 2015 a 2018, quando os índices diminuíram por causa da seca prolongada, o avanço representa um salto na garantia de água em leitos de rios estratégicos para o abastecimento e a produção. No Ceará, manter um rio perenizado é essencial para conviver melhor com a seca . Isso porque em vez do rio desaparecer com a estiagem, ele segue correndo o ano inteiro, graças a um fluxo contínuo garantido pela gestão de liberação de água dos açudes, que segura o leito vivo mesmo quando passa meses sem chover. Segundo o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares , o planej...
A artista falará sobre suas experiências e produções, que abordam o regionalismo nordestino
O regionalismo é uma aliança de forças que constrói uma identidade referida a um espaço; conta a história e mostra práticas comuns deste lugar além de apresentar uma leitura do passado, do presente e projetar um futuro em cima de análises de todas estas forças. E é para mostrar, de forma interativa, o regionalismo nordestino que a fotógrafa Sheila Oliveira vem ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF).
Carnaúba, rede de dormir, caatinga e rio Jaguaribe são alguns dos temas que a artista aborda em sua produção, que compreende fotografias, livros e documentários. O público terá o privilégio de conhecer algumas das narrativas idealizadas por Sheila, num bate-papo rico e descontraído. O encontro será na próxima quinta-feira, 21 de junho, a partir de 14h, com entrada gratuita e sujeita à lotação. Os interessados só precisam se inscrever no site sympla.com.br.
Sheila Oliveira – Sócia-fundadora da Dartista Editora, vive e trabalha em Fortaleza, estudou fotografia na Foximage, em Paris, além de ter se especializado em fotojornalismo em São Paulo, na Escola Focus. Já trabalhou na Agence France Press e no jornal Folha de São Paulo. Publicou cinco livros, com temas que falam da cultura do Ceará.
Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemp orânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da i nstituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
SERVIÇO:
Palestra Sheila Oliveira
Data: 21/06 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Mais informações: (85) 3017-3661

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.