A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado. Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...
A artista falará sobre suas experiências e produções, que abordam o regionalismo nordestino
O regionalismo é uma aliança de forças que constrói uma identidade referida a um espaço; conta a história e mostra práticas comuns deste lugar além de apresentar uma leitura do passado, do presente e projetar um futuro em cima de análises de todas estas forças. E é para mostrar, de forma interativa, o regionalismo nordestino que a fotógrafa Sheila Oliveira vem ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF).
Carnaúba, rede de dormir, caatinga e rio Jaguaribe são alguns dos temas que a artista aborda em sua produção, que compreende fotografias, livros e documentários. O público terá o privilégio de conhecer algumas das narrativas idealizadas por Sheila, num bate-papo rico e descontraído. O encontro será na próxima quinta-feira, 21 de junho, a partir de 14h, com entrada gratuita e sujeita à lotação. Os interessados só precisam se inscrever no site sympla.com.br.
Sheila Oliveira – Sócia-fundadora da Dartista Editora, vive e trabalha em Fortaleza, estudou fotografia na Foximage, em Paris, além de ter se especializado em fotojornalismo em São Paulo, na Escola Focus. Já trabalhou na Agence France Press e no jornal Folha de São Paulo. Publicou cinco livros, com temas que falam da cultura do Ceará.
Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemp orânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da i nstituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
SERVIÇO:
Palestra Sheila Oliveira
Data: 21/06 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Mais informações: (85) 3017-3661
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.