Número concentra parcela de 41% das vagas na indústria cearense O Ceará encerrou 2025 com mais de 133 mil empregos formais gerados por empresas incentivadas pelo Governo do Estado, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). De acordo com levantamento da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), responsável pela operacionalização do fundo, este é o maior resultado registrado desde 2020 e também representa um crescimento de 3% em relação ao ano de 2024. Há 27 anos, Francisca Vasconcelos viu na indústria calçadista a oportunidade que precisava para melhorar de vida e criar sua primeira filha. “Eu trabalhava em casa de família e engravidei quando era menor de idade. Quando engravidei, não tinha condições de criar minha filha, então, fui em busca de algo melhor pra mim”, explica. O ano era 1999 e Francisca conseguia seu primeiro trabalho formal em uma fábrica de calçados recém-chegada ao município de Itapajé. Assim como Francisca, milhares de cearenses têm sua...
A artista falará sobre suas experiências e produções, que abordam o regionalismo nordestino
O regionalismo é uma aliança de forças que constrói uma identidade referida a um espaço; conta a história e mostra práticas comuns deste lugar além de apresentar uma leitura do passado, do presente e projetar um futuro em cima de análises de todas estas forças. E é para mostrar, de forma interativa, o regionalismo nordestino que a fotógrafa Sheila Oliveira vem ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF).
Carnaúba, rede de dormir, caatinga e rio Jaguaribe são alguns dos temas que a artista aborda em sua produção, que compreende fotografias, livros e documentários. O público terá o privilégio de conhecer algumas das narrativas idealizadas por Sheila, num bate-papo rico e descontraído. O encontro será na próxima quinta-feira, 21 de junho, a partir de 14h, com entrada gratuita e sujeita à lotação. Os interessados só precisam se inscrever no site sympla.com.br.
Sheila Oliveira – Sócia-fundadora da Dartista Editora, vive e trabalha em Fortaleza, estudou fotografia na Foximage, em Paris, além de ter se especializado em fotojornalismo em São Paulo, na Escola Focus. Já trabalhou na Agence France Press e no jornal Folha de São Paulo. Publicou cinco livros, com temas que falam da cultura do Ceará.
Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemp orânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da i nstituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
SERVIÇO:
Palestra Sheila Oliveira
Data: 21/06 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Mais informações: (85) 3017-3661

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.