Sobral Gráfica e Editora investe 3,5 milhões em seu parque gráfico no primeiro trimestre de 2018



Sobral Gráfica se destaca no mercado gráfico e movimenta a economia do Ceará

Com um quadro de 120 funcionários, impactando diretamente o ecossistema  de sua sede em Sobral, e com filiais em Fortaleza e Teresina, a Sobral Gráfica e Editora vem se destacando e ganhando cada vez mais espaço no mercado gráfico. Com investimento anual de 5 milhões nos três últimos anos e crescimento de 22% ao ano, a empresa já investiu no primeiro trimestre de 2018, o valor de 3,5 milhões de reais, almejando fechar o ano com 26% de crescimento. Através do investimento que faz anualmente, a Sobral Gráfica oferece um tecnológico e moderno parque gráfico, que garante melhor custo/benefício ao cliente e o melhor em impressão e acabamento.  
Para chegar ao patamar que se encontra hoje dentro do mercado, a empresa carrega valores adquiridos desde sua fundação, implantados pelos fundadores Hélio e Norma Brito, e passados para a segunda geração, Antunes (Dir. Industrial), Fernando Hélio (Dir. Comercial e de Marketing) e Geisa Brito (Dir. Financeiro). A Sobral Gráfica e Editora é uma empresa familiar, fundada em um momento difícil para a economia brasileira e cearense, quando o mercado sofria com a inflação e a instabilidade da moeda. Nessa época, Sr. Hélio Brito possuía um armazém no mercado municipal de Sobral e estava sofrendo as consequências da crise em seu negócio. Pensando em novas possibilidades e analisando a carência da indústria gráfica, quando na cidade só existia duas gráficas e que o grande negócio do setor, na época, era a fabricação de blocos de nota fiscal e similares, o comerciante resolveu ousar e mudou de ramo. Abriu sua pequena empresa onde ele mesmo operava as máquinas e posteriormente passou a contar com a ajuda da esposa, Sra. Norma Brito que deixou o emprego no Banco do Brasil para ajudar o marido na parte comercial e administrativa do novo negócio. Desde então, já se vão 24 anos de mercado primando sempre pela qualidade em todos os seus processos, desde o atendimento até o produto entregue.
Durante sua trajetória, o desenvolvimento da Sobral Gráfica foi marcado por alguns momentos cruciais: O progresso da cidade de Sobral, que se iniciou no ano de 1996, pois marcou um momento de expansão econômica conjunta de todos os empresários da região que souberam aproveitar a oportunidade de crescer juntamente com o município; A abertura da filial em Fortaleza em 2009, que possibilitou o ingresso da empresa no cenário nacional; A mudança da matriz, em Sobral, para seu novo prédio, em 2010; A aquisição da maior e mais moderna Impressora Offset, em 2017, que possibilitou grande crescimento em participação de mercado.
Uma empresa sustentável
Todos os dias no Brasil são plantados o equivalente a cerca de 500 campos de futebol de novas florestas para a produção de papel. O Brasil tem 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas e as indústrias que usam essas árvores conservam outros 5,6 milhões de hectares de matas nativas. Uma questão sempre vigente é quanto ao prejuízo para a natureza quando se opta por papel. No entanto, o que muitas pessoas pessoas não sabem é que este papel vem de árvores plantadas, é um material reciclável e biodegradável.

Hoje, a expressão sustentabilidade tornou-se um con­cei­to que abrange metas de diferentes ­­áreas do cenário econômico. Ações de cuidados com o meio ambiente são práticas de destaque que também fazem da Sobral Gráfica uma empresa sustentável. A gráfica trabalha com o reaproveitamento da água de todos os seus aparelhos de ar condicionado, por meio de um sistema de captação, armazenamento e abastecimento automatizado, sistema este que foi totalmente desenvolvido por seu fundador Hélio Brito; Reciclagem consciente dos principais insumos, como papéis e chapas de alumínio; Descarte consciente dos resíduos, como palets e estopas sujas de tinta, os quais são enviados para fornos de cerâmicas, onde tudo é queimado para a fabricação do tijolo; Todos os papéis usados pela gráfica são provenientes de reflorestamento, uma produção benéfica para o meio ambiente.

Sobral Gráfica e seu marketing de experiência
Outra iniciativa da Sobral Gráfica é fomentar conhecimento para melhorar constantemente o meio em que está inserida, por a empresa investe em marketing de experiência,  Dentre os projetos da empresa, podemos destacar:  
  • A Biblioteca Itinerante "Clube de Leitura", que possibilita o aluguel gratuito de livros publicitários e empresariais nas agências e empresas por onde passa e proporciona momentos de crescimento profissional e pessoal para seus colaboradores;
  • O Evento anual “Imprimindo Idéias”, que é uma oportunidade enriquecedora para os meios publicitário e empresarial. O evento está em sua 5ª Edição, com o propósito principal de trazer para o mercado cearense o que há de melhor no mercado nacional, possibilitando o compartilhamento de experiências, conhecimentos e relacionamentos com clientes, parceiros e amigos.
  • O informativo Expresso Sobral Gráfica, uma publicação bimestral que está em sua 15ª edição e é enviado para um mailing de 3.500 clientes e parceiros. A publicação tem uma tiragem de 5.000 exemplares com excelentes conteúdos do meio publicitário e empresarial, por meio de entrevistas, artigos, dicas.

O engajamento da Sobral Gráfica dentro do mercado
No decorrer do ano a Sobral Gráfica e Editora também patrocina eventos que estimulam o mercado no que diz respeito a criatividade, profissionalização e empreendedorismo.  Estar junto dos eventos "Umbora Inspirar 2018" e "Day 1 Endeavor" mostra que a Sobral Gráfica enxerga a importância de proporcionar momentos de aprendizado e fazer diferente no mercado, investindo em eventos que tem a mesma proposta das suas ações. A empresa também participa ativamente de eventos voltados para o mercado gráfico. Este ano já esteve presente em dois dos maiores eventos do setor: a Expoprint Latin América, em São Paulo, a maior feira para indústrias gráficas da América Latina; e o Dscoop, em Dallas (EUA), o maior congresso de todas as indústrias gráficas que possuem impressoras Offset digitais.

A gráfica também já recebeu três prêmios internacionais, que representam o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por uma empresa familiar sobralense, que conseguiu se abrir para o mercado nacional por meio de seu alto padrão de qualidade.


Sobral Gráfica e Editora
Endereço Sobral: Av. Monsenhor Aloísio Pinho, 406 - Dom Expedito fone: (88) 3112.3100

Endereço Fortaleza: Av. Desembargador Moreira, 2120. Sala 1008 - Aldeota Fone: (85) 3061.0044

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.