Cruzeiro e Fluminense se enfrentam, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (9) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em busca de uma vitória antes da parada da Série A do Campeonato Brasileiro para a Data Fifa do mês de novembro. Ocupando a 3ª posição da classificação com 63 pontos conquistados, a Raposa busca a 3ª vitória consecutiva na competição para entrar de vez na luta pelo título da competição nacional. Na última rodada, a equipe comandada pelo técnico português Leonardo Jardim bateu o Grêmio pelo placar de 1 a 0 mesmo atuando em Porto Alegre. Para medir forças com o Fluminense, o Cruzeiro não poderá contar com o volante Lucas Silva, suspenso por acúmulos de cartões amarelos. Desta forma, a equipe mineira deve entrar em campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Eduardo e Matheus Pereira; Christian, Arroyo e Kaio Jorge. Do outro lado do gramado estará um Fluminense que vive um momento de grande instabilidade na temporada....
A solidariedade entre mães pode ajudar a salvar muitas vidas de bebês prematuros ou com quadros de saúde graves que estão internados em UTIs neonatais
A primeira semana de agosto é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a Semana Mundial do Aleitamento Materno, tema de fundamental importância para toda a sociedade. O leite materno é fonte importante para o desenvolvimento das crianças nos primeiros meses de vida, mas, algumas mulheres possuem dificuldade para amamentar.
Com o intuito de ajudar essas mulheres, a Unimed Fortaleza dispõe do Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital Regional Unimed (HRU), uma unidade que conta com profissionais especializados para ajudar no processo de doação e também de aconselhamento clínico. Em parceria com o HRU, o Banco de Leite da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) realiza a pasteurização do leite doado. Depois desse processo, o leite é destinado às mulheres que não podem amamentar seus bebês. Cerca de 30% de todo leite materno arrecadado pelo Hospital da Unimed vai para a Meac e o restante para os recém-nascidos internados no próprio hospital.
A jornalista Kellyanne Martins, 34, antes de ter sua filha, não sabia que a Unimed Fortaleza oferecia esse serviço. “Só soube que o HRU possuía um posto de coleta, quando tive minha filha. Foi super importante a ajuda dos profissionais de lá, pois, tive dificuldade com a pega e estímulo do leite. Além disso, eles me ensinaram na ordenha e me estimulavam demais a amamentar”, declara a mãe que teve sua filha prematura e ficou 39 dias internada na UTI do Hospital.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de leite materno pode auxiliar na redução da mortalidade infantil, visto que o alimento tem papel fundamental no fortalecimento da imunidade e no fornecimento de nutrientes importantes para os bebês. Segundo a coordenadora do Eixo Materno Infantil do HRU, a enfermeira Francineide Medeiros, muitos bebês internados na UTI Neonatal são beneficiados com o leite doado. “Sabemos que o leite ideal para o recém-nascido é aquele proveniente da mãe, porém, mães de bebês internados muitas vezes não produzem a quantidade suficiente para suprir a necessidade de seu filho. Em virtude desta situação, os bancos de leite humano incentivam as mulheres que estão amamentando a doar leite para salvar a vida de bebês prematuros internados nas unidades neonatais dos hospitais”, explica Francineide.
Como doar?
A mulher pode doar leite materno quantas vezes puder e quiser, pois, quanto mais estimulada a mama, maior a produção. O único requisito para doar é que a mãe esteja sadia. Com isso, basta ir até o posto de coleta do HRU, situado no 6º andar do hospital, e realizar a doação que é feita com todo apoio e orientação de um profissional de enfermagem. O atendimento no Posto acontece no horário das 7h às 18h. Se preferir, a mãe também pode realizar a coleta em casa, armazenando o leite em um recipiente de vidro, com tampa de plástico, como os de maionese ou de café solúvel, previamente fervido por no mínimo 20 minutos. O leite coletado em casa deve ser armazenado por no máximo 12 horas na geladeira ou 15 dias no congelador. O Posto de Coleta envia um transporte para buscar o leite materno na casa da doadora.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.