O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu arquivar o pedido para investigar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moares e sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moares, no caso do Banco Master. O despacho foi publicado no último sábado (27). O pedido de investigação foi feito pelo advogado Enio Martins Murad. Na representação, ele cita que, conforme divulgado pela mídia, Moraes teria mantido interlocução com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em favor de interesses privados do Banco Master. O advogado aponta, ainda, que a esposa do ministro mantinha contrato de serviços advocatícios com o banco para a defesa dos interesses da instituição financeira. Por fim, Murad suscita a prática dos crimes de tráfico de influência e de advocacia administrativa, além de violação aos princípios da administração pública. Falta de lastro Ao arquivar o pedido de investigação, Gonet cita “absoluta ausência de lastro probatório mínimo que sustente a ac...
O publicitário e escritor Marcelo Lavor, lança hoje (31 de julho), às 19h, na Livraria Cultura, o livro Sobre Viver, crônicas da sala de espera. A obra retrata os dramas, experiências e seu cotidiano desde a descoberta de um câncer em sua esposa. Leitor voraz de realismo fantástico e pai de três filhos, Marcelo utilizou a literatura para relatar, de forma leve, todas as dores e sentimentos de ter acompanhado cada momento desse processo.
Por Candice Machado
QUANDO VIVER É ESTAR JUNTO
Com histórias que podem ser lidas de forma independente, o livro “Sobre Viver” - Crônicas da Sala de Espera” toma forma no zelo empreendido por aquele que está no entorno. O livro conta a história de próprio escritor, Marcelo Lavor, durante o tratamento de quimioterapia de sua esposa, hoje curada.
Tripulante de um navio em maremoto, o escritor encontrou esteio, curso e voz no cuidado empreendido. Estar ao lado é esperar por consultas, exames e sessões de quimioterapia, mas é também preencher os espaços antes divididos. É cozinhar com afeto, cuidar da casa com carinho, zelar pelo sono tranquilo, desejar amor, aceitar fastio e enfrentar desânimo e começar novamente.
Nesse transcurso de ternura, o autor nos leva a bordo de relatos simples e idiossincrasias do cotidiano, nos convida a navegar pelos dramas e as comédias de cada dia. Consegue transformar uma experiência de dor em uma história de amor que luta com braçadas incansáveis e que não aceita sobrevida. Do trato com os médicos às visitas indesejáveis, da sala de espera ao quarto da sala, leve e às vezes seco, o livro segue uma narrativa substantiva e objetiva.
Substantivo é essência, é matéria. Por si só, designa a própria substância e dá nome a tudo que se vê, ouve, sente ou imagina. Nomeando tudo que existe, o substantivo é a própria vida. E é disso que trata o livro.
A crônica intitulada “Cincos minutos e o mundo desabou”, relata o momento em que Margarida recebeu o diagnóstico de câncer. De forma breve e sem um único adjetivo, a conversa entre médico e paciente nos posiciona exatamente no lugar do autor e dá o tom do que se segue: somos agora observadores impotentes perante o sofrimento de alguém que amamos. Surpreendidos em uma situação sobre a qual poucos sabem mais do que as palavras “fígado”, “rim” e “câncer”, ainda somos capazes de experimentar o perigo.
Sobre Lavor
Marcelo Lavor é de Fortaleza (CE). Nascido em 1958. Quase foi agrônomo, mas foi na publicidade que encontrou o que gostava realmente de fazer. Com anos de "propaganda" como gosta de falar, trabalhou em várias agências do Brasil, sempre criando e escrevendo. Na sala de aula também se realizou, lecionou por 24 anos. Na vida pessoal é um apaixonado pela família. Casado há 38 anos e pai de três rapazes, adora vinis, rock, é leitor de realismo fantástico e hqs. Sempre amou escrever e agora, diante da descoberta de um câncer na esposa, encontrou na escrita uma forma de dissipar suas dores e medos. Assim nasceu Sobre Viver.
SERVIÇO
Lançamento do livro Sobre Viver de Marcelo Lavor
Data: 31 de julho
Horário: a partir 19h
Entrada Gratuita
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.