A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Interior Norte (Draco Norte), deflagrou, nesta terça-feira (16), uma operação que resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, 14 mandados de busca e apreensão e 14 bloqueios de contas bancárias. As ações aconteceram em Sobral, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Dessas ações, dois mandados de prisão foram cumpridos contra indivíduos já recolhidos no sistema prisional. Durante as diligências foi preso em flagrante um homem de 26 anos em posse de drogas e duas granadas artesanais. O artefato foi recolhido e detonado em região afastada do município por uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que foi deslocada de Fortaleza para Sobral para realizar o procedimento de detonação das granadas artesanais. O indivíduo flagranteado possui antecedentes por tráfico ...
O publicitário e escritor Marcelo Lavor, lança hoje (31 de julho), às 19h, na Livraria Cultura, o livro Sobre Viver, crônicas da sala de espera. A obra retrata os dramas, experiências e seu cotidiano desde a descoberta de um câncer em sua esposa. Leitor voraz de realismo fantástico e pai de três filhos, Marcelo utilizou a literatura para relatar, de forma leve, todas as dores e sentimentos de ter acompanhado cada momento desse processo.
Por Candice Machado
QUANDO VIVER É ESTAR JUNTO
Com histórias que podem ser lidas de forma independente, o livro “Sobre Viver” - Crônicas da Sala de Espera” toma forma no zelo empreendido por aquele que está no entorno. O livro conta a história de próprio escritor, Marcelo Lavor, durante o tratamento de quimioterapia de sua esposa, hoje curada.
Tripulante de um navio em maremoto, o escritor encontrou esteio, curso e voz no cuidado empreendido. Estar ao lado é esperar por consultas, exames e sessões de quimioterapia, mas é também preencher os espaços antes divididos. É cozinhar com afeto, cuidar da casa com carinho, zelar pelo sono tranquilo, desejar amor, aceitar fastio e enfrentar desânimo e começar novamente.
Nesse transcurso de ternura, o autor nos leva a bordo de relatos simples e idiossincrasias do cotidiano, nos convida a navegar pelos dramas e as comédias de cada dia. Consegue transformar uma experiência de dor em uma história de amor que luta com braçadas incansáveis e que não aceita sobrevida. Do trato com os médicos às visitas indesejáveis, da sala de espera ao quarto da sala, leve e às vezes seco, o livro segue uma narrativa substantiva e objetiva.
Substantivo é essência, é matéria. Por si só, designa a própria substância e dá nome a tudo que se vê, ouve, sente ou imagina. Nomeando tudo que existe, o substantivo é a própria vida. E é disso que trata o livro.
A crônica intitulada “Cincos minutos e o mundo desabou”, relata o momento em que Margarida recebeu o diagnóstico de câncer. De forma breve e sem um único adjetivo, a conversa entre médico e paciente nos posiciona exatamente no lugar do autor e dá o tom do que se segue: somos agora observadores impotentes perante o sofrimento de alguém que amamos. Surpreendidos em uma situação sobre a qual poucos sabem mais do que as palavras “fígado”, “rim” e “câncer”, ainda somos capazes de experimentar o perigo.
Sobre Lavor
Marcelo Lavor é de Fortaleza (CE). Nascido em 1958. Quase foi agrônomo, mas foi na publicidade que encontrou o que gostava realmente de fazer. Com anos de "propaganda" como gosta de falar, trabalhou em várias agências do Brasil, sempre criando e escrevendo. Na sala de aula também se realizou, lecionou por 24 anos. Na vida pessoal é um apaixonado pela família. Casado há 38 anos e pai de três rapazes, adora vinis, rock, é leitor de realismo fantástico e hqs. Sempre amou escrever e agora, diante da descoberta de um câncer na esposa, encontrou na escrita uma forma de dissipar suas dores e medos. Assim nasceu Sobre Viver.
SERVIÇO
Lançamento do livro Sobre Viver de Marcelo Lavor
Data: 31 de julho
Horário: a partir 19h
Entrada Gratuita
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.