*Mega Carreata mobiliza milhares de apoiadores por mais de 20 km em Fortaleza* _Comitiva liderada pelo prefeito Evandro Leitão, senador Camilo Santana e suplente de senador Chagas Vieira percorreu a Capital do bairro José Walter à Barra do Ceará_ Fortaleza deu uma demonstração de força e apoio à candidatura de Elmano de Freitas 13 ao Governo do Ceará neste sábado (26). Milhares de apoiadores alinharam seus veículos na Mega Carreata em apoio à reeleição do governador Elmano de Freitas 13. A população saudou o senador Camilo Santana, o prefeito Evandro e o suplente de senador Chagas Vieira ao longo de mais de 20 quilômetros de percurso. Do bairro José Walter até a Barra do Ceará, moradores saíram às ruas e acenaram em apoio à chapa do Time 13, que reúne também as candidaturas do presidente Lula e dos candidatos ao Senado, Cid Gomes e Luizianne Lins. O prefeito Evandro Leitão destacou o envolvimento popular ao longo da mobilização. “É revigorante perceber, em cada canto de Fort...
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Boa Viagem, com atribuição na tutela difusa do meio ambiente e da ordem urbanística, emitiu recomendação nesta segunda-feira (27/08) à Prefeitura de Boa Viagem para não autorizar parcelamento ou desmembramento do solo urbano neste município, enquanto não aprovado pela ENEL e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o projeto de energia elétrica pública e domiciliar, bem como o de abastecimento de água e esgotamento sanitário do empreendimento, dentro das regras previstos na Lei Federal nº 6.766.
A recomendação foi motivada por ofício da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo apresentado no inquérito civil público 16/2018, que informou existirem 28 loteamentos ainda não registrados, protocolados no setor de arrecadação tributária do Município; além de várias reclamações de consumidores na Promotoria de Justiça, afirmando a ausência de infraestrutura básica e energia elétrica.
O documento também foi dirigido ao tabelião titular do 2º Ofício de Registro de Imóveis, para que se abstenha de realizar o registro imobiliário de loteamento ou desmembramento de terra urbana sem a necessária observância do procedimento exigido em Lei, especialmente quando o loteador não apresentar a cópia do ato de aprovação do loteamento, comprovante do termo de verificação pela Prefeitura Municipal, dentre outros requisitos legais.
Segundo o promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz, a princípio, a responsabilidade pela execução e conclusão das obras do loteamento é do loteador. Entretanto, após aprovação do projeto pela Prefeitura, o município assume solidariamente a responsabilidade pela conclusão das obras, sem prejuízo da propositura de ação de regresso contra os loteadores inadimplentes.
A recomendação prevê ainda a adoção das providências necessárias para regularização dos parcelamentos de solo irregulares e clandestinos, via adequação dos mesmos aos ditames legais, ou – em não sendo possível a regularização em face dos impedimentos legais – a adoção de medidas efetivas para restabelecimento do status quo ante, incluindo embargo das intervenções realizadas, demolição das construções e recuperação das áreas degradadas, dentre outras medidas.
A Prefeitura de Boa Viagem e o Cartório do 2º Ofício receberam prazo de dez dias, para informar à Promotoria de Justiça sobre o posicionamento adotado após a recomendação do MPCE, e prazo de 90 dias para comprovação do cumprimento integral do documento.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.