A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou ações integradas na Região Sul do estado, promovidas pelo Departamento de Polícia Civil do Interior Sul (DPISul), que resultaram em oito capturas. Os trabalhos foram realizados nessa quinta-feira (15), por meio de prisões em flagrante e do cumprimento de mandados de prisão preventiva. Em Lavras da Mangabeira, equipes da Polícia Civil cumpriram dois mandados de prisão preventiva por roubo majorado, relacionados a um crime ocorrido em 2025, na zona rural do município. Os alvos já se encontravam recolhidos em unidades prisionais. Ainda na região, um homem de 30 anos foi preso em flagrante na cidade de Cedro pelo crime de furto. Outro suspeito, um homem de 27 anos, foi preso em Icó por descumprimento de medida protetiva. Já em Campos Sales, um homem de 24 anos, investigado por um crime de estupro de vulnerável ocorrido em 2025, foi capturado e colocado à disposição da Justiça. No município de Mauriti, a PCCE cumpriu um mandado de pri...
Ansiedade - Evento espírita traz especialistas este fim de semana para falar sobre a doença que atinge 9,3% dos brasileiros
Neste fim de semana, dias 15 e 16 de setembro, Fortaleza recebe o 26º Encontro de Estudos Espíritas, com o tema Ansiedade: "Transtorno do Corpo e da Alma". O psicólogo pernambucano especialista em terapia de vidas passadas, Sílvio Romero, assim como o médico espírita cearense Francisco Cajazeiras e a pedagoga paulista Heloisa Pires, vêm debater o assunto nos próximos dias 15 e 16 de setembro no Encontro de Estudos Espíritas, no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza.
O evento é uma promoção do Instituto de Cultura Espírita do Ceará. Entre os temas debatidos estão o medo, as fobias, como lidar com a culpa e meios de achar a paz interior visando a saúde do corpo. Um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (a OMS) traz um dado preocupante: o Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo: 9,3% dos brasileiros sofrem desse mal. Os dados são de 2017.
O transtorno da ansiedade não é uma situação pontual, como permite pensar o senso comum. Quando a ansiedade vira doença, causa sintomas físicos e psicológicos. Alguns sintomas frequentes são palpitação no peito, falta de ar e crises de nervosismo sem motivo específico, além do desespero, angústia e vontade de chorar constante.
Para o médico Francisco Cajazeiras, presidente do Instituto de Cultura Espírita e da Associação Médico-Espírita do Ceará, os transtornos de ansiedade são uma exacerbação da ansiedade natural e podem se manifestar de várias formas, sendo duas, as formas mais comuns da doença: o transtorno de ansiedade generalizada e a doença do pânico. A pessoa acometida da doença do pânico tem crises repetidas e inesperadas de medo, asfixia e até sensação de morte. Cada crise pode demorar de 30 a 40 minutos. Já aquelas pessoas que tem preocupação contínua, diária, sempre antecipando situações ruins, podem ser diagnosticadas com o transtorno de ansiedade generalizada quando os sintomas se
arrastam por pelo menos 2 anos.
O tratamento da Ansiedade patológica, ou seja, a que se manifesta como transtorno, seja de que tipo for, inclui acompanhamento psiquiátrico, que muitas vezes ministra medicamentos, e a psicoterapia. Mas o apoio espiritual também pode ser uma boa alternativa para somar-se ao tratamento.
O psicólogo espírita Sílvio Romero salienta o papel da psicoterapia, do tratamento médico e da busca pela espiritualidade maior no tratamento. Mas explica: não se pode depositar toda a responsabilidade da cura em remédios ou nos espíritos. “É necessária também a mudança de atitude do indivíduo, como diz Allan Kardec, de hoje sermos melhores que ontem e amanhã melhores que hoje”, diz ele.
Confira a programação:
Serviço:
26º Encontro de Estudos Espíritas (ENESE)
Endereço: Hotel Oásis Atlântico Fortaleza (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles)
Informações: www.ice-ceara.org.br ou pelo telefone 3045.3445.
Inscrições: https://26-enese.eventbrite.com.br/



Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.