A Diretoria de Competições da FCF publicou mudança de horário para a partida entre Guarany e Crateús pela quarta rodada do Campeonato Cearense Série B. Confira: Guarany (S) x Crateús De: 18h Para: 16h30 Data: 04/04, sábado (mantido) Local: Junco, em Sobral (mantido) Para ver o Comunicado, clique aqui Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066523 danielfranca@futebolcearense.com.br
Ansiedade - Evento espírita traz especialistas este fim de semana para falar sobre a doença que atinge 9,3% dos brasileiros
Neste fim de semana, dias 15 e 16 de setembro, Fortaleza recebe o 26º Encontro de Estudos Espíritas, com o tema Ansiedade: "Transtorno do Corpo e da Alma". O psicólogo pernambucano especialista em terapia de vidas passadas, Sílvio Romero, assim como o médico espírita cearense Francisco Cajazeiras e a pedagoga paulista Heloisa Pires, vêm debater o assunto nos próximos dias 15 e 16 de setembro no Encontro de Estudos Espíritas, no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza.
O evento é uma promoção do Instituto de Cultura Espírita do Ceará. Entre os temas debatidos estão o medo, as fobias, como lidar com a culpa e meios de achar a paz interior visando a saúde do corpo. Um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (a OMS) traz um dado preocupante: o Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo: 9,3% dos brasileiros sofrem desse mal. Os dados são de 2017.
O transtorno da ansiedade não é uma situação pontual, como permite pensar o senso comum. Quando a ansiedade vira doença, causa sintomas físicos e psicológicos. Alguns sintomas frequentes são palpitação no peito, falta de ar e crises de nervosismo sem motivo específico, além do desespero, angústia e vontade de chorar constante.
Para o médico Francisco Cajazeiras, presidente do Instituto de Cultura Espírita e da Associação Médico-Espírita do Ceará, os transtornos de ansiedade são uma exacerbação da ansiedade natural e podem se manifestar de várias formas, sendo duas, as formas mais comuns da doença: o transtorno de ansiedade generalizada e a doença do pânico. A pessoa acometida da doença do pânico tem crises repetidas e inesperadas de medo, asfixia e até sensação de morte. Cada crise pode demorar de 30 a 40 minutos. Já aquelas pessoas que tem preocupação contínua, diária, sempre antecipando situações ruins, podem ser diagnosticadas com o transtorno de ansiedade generalizada quando os sintomas se
arrastam por pelo menos 2 anos.
O tratamento da Ansiedade patológica, ou seja, a que se manifesta como transtorno, seja de que tipo for, inclui acompanhamento psiquiátrico, que muitas vezes ministra medicamentos, e a psicoterapia. Mas o apoio espiritual também pode ser uma boa alternativa para somar-se ao tratamento.
O psicólogo espírita Sílvio Romero salienta o papel da psicoterapia, do tratamento médico e da busca pela espiritualidade maior no tratamento. Mas explica: não se pode depositar toda a responsabilidade da cura em remédios ou nos espíritos. “É necessária também a mudança de atitude do indivíduo, como diz Allan Kardec, de hoje sermos melhores que ontem e amanhã melhores que hoje”, diz ele.
Confira a programação:
Serviço:
26º Encontro de Estudos Espíritas (ENESE)
Endereço: Hotel Oásis Atlântico Fortaleza (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles)
Informações: www.ice-ceara.org.br ou pelo telefone 3045.3445.
Inscrições: https://26-enese.eventbrite.com.br/



Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.