_Aviso de Pauta_ *Governo do Ceará entrega viaturas e kits para o combate à violência contra mulheres* O Governo do Ceará, por meio das secretarias das Mulheres (SEM) e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), entrega, nesta quarta-feira (21), às 10 horas, no Palácio da Abolição, 29 viaturas da Patrulha Maria da Penha e kits Athena. Os equipamentos serão destinados a municípios do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza que possuem Guarda Municipal. A entrega será conduzida pelo governador Elmano de Freitas. O investimento total é de cerca de R$ 3,7 milhões. A iniciativa busca fortalecer o enfrentamento à violência contra as mulheres, com foco em visitas periódicas para acompanhamento e garantia do cumprimento de medidas protetivas. Os kits Athena contam com mesa, cadeira, computador, acessórios e o sistema Athena. Com mais essas viaturas, o Governo do Ceará ultrapassa a marca de mil automóveis destinados às forças de segurança de 2023 até o momento. *Serviço* _Entreg...

A obra "Ubiratan Aguiar - pelas sendas do tempo" escrita, pela jornalista Luiza Helena Amorim, narra episódios da vida pública do atual presidente da Academia Cearense de Letras que galgou espaços na política nacional.
O lançamento será na próxima terça-feira, 11, no Ideal Clube, às 19h.
Ele já atuou como professor, corretor imobiliário, advogado, vereador, secretário de Educação do Ceará, deputado estadual constituinte, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ubiratan Aguiar tem um extenso currículo de atividades profissionais e agora dedica-se com mais afinco as atividades artísticas, à frente da presidência da Academia Cearense de Letras (ACL) e na escrita de livros de poesia e composição de músicas.
A jornalista Luiza Helena Amorim, resolveu pesquisar essas muitas histórias e registrá-las em um livro que foi intitulado "Ubiratan Aguiar - pelas sendas do tempo".
“Tentei registrar o encontro de Ubiratan com o mundo e sua ação enérgica pelo desenvolvimento do Brasil e mais enfaticamente da região Nordeste. (...) A educação (...) conduz ações, mostra caminhos, induz escolhas, aproxima ideologias, até então, divergentes, proporciona o acesso à cidadania.
Ela é o início, o meio e o fim das atividades profissionais de Ubiratan; a razão, a justificativa para tantas lutas”, com essas palavras, no início do livro, a autora apresenta aos leitores a principal bandeira de lutas do ex-político.
Ubiratan Aguiar começou, oficialmente, na política em 1966, quando foi eleito para o mandato como vereador de Fortaleza, pela Arena.
Na época, era acadêmico de Direito na UFC.
Sua participação na política foi sempre marcada pela defesa da educação de qualidade como forma de desenvolvimento do país.
Foi presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara Federal.
Foi relator da lei que instituiu o Fundo Constitucional de Apoio ao Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). Ele criou e relatou a lei n. 9.999, de 30 de agosto de 2000, que destinou 3% da premiação dos prognósticos lotéricos para o Fundo Nacional de Cultura.
Paralela a vida política há uma trajetória educacional de Ubiratan: as aulas como professor particular, no Colégio Sete de Setembro, no Colégio Batista, na Academia de Polícia Militar.
A experiência como secretário de educação e deputado constituinte é uma das fases da vida de Ubiratan que ele mais gosta de comentar e orgulha-se.
O livro destaca ainda o lado artístico de Ubiratan Aguiar que é poeta e compositor, além de autor de 13 livros técnicos e 3 de poesia.
Compôs músicas para seis CDS: “Águas do arco Iris”, “Vagão da estrela”, “Versos de vida”, “Cantos de vida”, “Sina do cabra da peste” e “Qualquer papel”. Todos gravados por grandes intérpretes como Elba Ramalho, Dominguinhos e Geraldo Azevedo.
Sobre a autora
Depois de atuar como repórter de jornal impresso e televisão, Luiza Helena Amorim, tornou-se escritora e biógrafa.
O livro de estreia foi “Adísia Sá, uma biografia”, publicado em 2005, seu trabalho de conclusão do curso de jornalismo.
A publicação ganhou um prêmio nacional, do Intercom, que seleciona, anualmente, os melhores livros reportagens do país, escritos por estudantes de pesquisa e o tratamento das fontes históricas.
Já publicou 10 livros e foi especializando-se em escrever biografias, de personalidades conhecidas e pessoas simples. Escreveu “Itinerário de Lustosa da Costa” e “Resiliente como a caatinga”, biografia da ambientalista de Tauá, Dolores Feitosa, responsável pelo Museu Regional dos Inhamuns e “Narciso Pessoa: o inglês da Taquara”, biografia do pai do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.
Serviço
Lançamento do livro "Ubiratan Aguiar - pelas sendas do tempo"
11 de setembro, às 19hs, no Ideal Clube.
Editora Premius
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.