Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão para entrega de carteiras de identificação para pessoas autistas A ação tem o objetivo de reduzir a fila de espera pelo documento e diminuir o tempo entre a solicitação e recebimento da carteira

  Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta terça-feira (02/04), um mutirão de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Durante todo o mês, serão entregues duas mil carteiras de forma descentralizada em todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs). A ideia é zerar a fila de espera para quem já solicitou e diminuir o tempo entre as novas solicitações e o recebimento. A emissão da CIPTEA, que completa um ano neste mês, tem como objetivo inibir as barreiras atitudinais no atendimento às pessoas autistas, ou seja, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao apresentá-la, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social. "Essa é uma forma de garantir um dir

Cultura - Memórias de Ubiratan Aguiar serão publicadas em livro



A obra "Ubiratan Aguiar - pelas sendas do tempo" escrita, pela jornalista Luiza Helena Amorim, narra episódios da vida pública do atual presidente da Academia Cearense de Letras que galgou espaços na política nacional. 

O lançamento será na próxima terça-feira, 11, no Ideal Clube, às 19h.  

Ele já atuou como professor, corretor imobiliário, advogado, vereador, secretário de Educação do Ceará, deputado estadual constituinte, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ubiratan Aguiar tem um extenso currículo de atividades profissionais e agora dedica-se com mais afinco as atividades artísticas, à frente da presidência da Academia Cearense de Letras (ACL) e na escrita de livros de poesia e composição de músicas. 

A jornalista Luiza Helena Amorim, resolveu pesquisar essas muitas histórias e registrá-las em um livro que foi intitulado "Ubiratan Aguiar - pelas sendas do tempo".

“Tentei registrar o encontro de Ubiratan com o mundo e sua ação enérgica pelo desenvolvimento do Brasil e mais enfaticamente da região Nordeste. (...) A educação (...) conduz ações, mostra caminhos, induz escolhas, aproxima ideologias, até então, divergentes, proporciona o acesso à cidadania. 

Ela é o início, o meio e o fim das atividades profissionais de Ubiratan; a razão, a justificativa para tantas lutas”, com essas palavras, no início do livro, a autora apresenta aos leitores a principal bandeira de lutas do ex-político.
Ubiratan Aguiar começou, oficialmente, na política em 1966, quando foi eleito para o mandato como vereador de Fortaleza, pela Arena. 

Na época, era acadêmico de Direito na UFC. 

Sua participação na política foi sempre marcada pela defesa da educação de qualidade como forma de desenvolvimento do país. 

Foi presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara Federal. 

Foi relator da lei que instituiu o Fundo Constitucional de Apoio ao Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). Ele criou e relatou a lei n. 9.999, de 30 de agosto de 2000, que destinou 3% da premiação dos prognósticos lotéricos para o Fundo Nacional de Cultura. 

Paralela a vida política há uma trajetória educacional de Ubiratan: as aulas como professor particular, no Colégio Sete de Setembro, no Colégio Batista, na Academia de Polícia Militar. 
A experiência como secretário de educação e deputado constituinte é uma das fases da vida de Ubiratan que ele mais gosta de comentar e orgulha-se. 

O livro destaca ainda o lado artístico de Ubiratan Aguiar que é poeta e compositor, além de autor de 13 livros técnicos e 3 de poesia. 

Compôs músicas para seis CDS: “Águas do arco Iris”, “Vagão da estrela”, “Versos de vida”, “Cantos de vida”, “Sina do cabra da peste” e “Qualquer papel”. Todos gravados por grandes intérpretes como Elba Ramalho, Dominguinhos e Geraldo Azevedo. 

Sobre a autora

Depois de atuar como repórter de jornal impresso e televisão, Luiza Helena Amorim, tornou-se escritora e biógrafa. 

O livro de estreia foi “Adísia Sá, uma biografia”, publicado em 2005, seu trabalho de conclusão do curso de jornalismo. 

A publicação ganhou um prêmio nacional, do Intercom, que seleciona, anualmente, os melhores livros reportagens do país, escritos por estudantes de pesquisa e o tratamento das fontes históricas.

Já publicou 10 livros e foi especializando-se em escrever biografias, de personalidades conhecidas e pessoas simples. Escreveu “Itinerário de Lustosa da Costa” e “Resiliente como a caatinga”, biografia da ambientalista de Tauá, Dolores Feitosa, responsável pelo Museu Regional dos Inhamuns e “Narciso Pessoa: o inglês da Taquara”, biografia do pai do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. 

Serviço
Lançamento do livro "Ubiratan Aguiar - pelas sendas do tempo" 
11 de setembro, às 19hs, no Ideal Clube. 
Editora Premius 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.