Reciprocidalismo – Escapulindo da Arapuca Ph. D. Nizomar Falcão Engenheiro Agrônomo - Ematerce A dependência das famílias cearenses do Estado é multifatorial. Considerando que cada família, no Ceará, em média, tem quatro pessoas por unidade habitacional, pode-se dizer que o Estado (dados de março de 2026) possui mais de 7.000.000 de pessoas (bolsa família + BPC + cartão Ceará sem Fome + Mais Infância Ceará + gás do povo + garantia safra + servidores público etc.) apensadas ao erário, em um universo de pouco mais de nove milhões. Isso é preocupante, visto que o Ceará é o segundo estado com maior número de famílias abaixo da linha de pobreza, só sendo superado pelo estado do Maranhão. Esse contingente de beneficiários (em geral) reflete um cenário de baixa dinamicidade no mercado de trabalho e alta dependência de repasses governamentais - que financia a sobrevivência de parcela extremamente expressiva da população -, apontando para um colapso do Estado, no médio e longo prazo e a...
Odete Roitman está morta. A atriz que viveu o marcante personagem da novela Vale Tudo (1988) se foi nesta quarta-feira (05.09) aos 92 anos.
Em Agosto ela teve uma crise respiratória e passou por uma internação. Foi constatada uma pneumonia.
Beatriz Segall nasceu dia 25.07.1926 (RJ). No início da década de 1950 ganhou uma bolsa para estudar teatro e literatura em Paris. Lá iniciou a carreira e conheceu o marido, Mauricio Segall, filho do famoso pintor judeu Lasar Segall. Casou-se com ele em 1954 e tiveram três filhos, Sérgio, Mário e Paulo.
A CARREIRA
Beatriz começou no cinema. A Beleza do Diabo (1950) foi seu primeiro filme. A primeira novela, Polyana, em 1956 na TV Tupy. E não parou mais. Também atuou em dezenas de peças teatrais.
Lourdes Mesquita, da novela Água Viva (1980) foi o primeiro papel marcante na Globo, mas a grã-fina vilã de Vale Tudo lhe deu fama nacional. Em 2009 ela viveu Clotilde Jordão, em Anjo Mau, e então decidiu se afastar do mundo das novelas.
Em 2011 ela voltou à telinha. E atuou na série, Lara Com Z. Em 2012 fez Lado a Lado.
ODETE TRAUMATIZOU
Ela não gostava de falar da personagem que viveu em Vale Tudo, e se recusou fa fazer o papel de vilã para evitar "ressuscitar" Odete.
"É muito chato, fica repetitivo, chega a um ponto que você não aguenta mais. Pô, eu sou muito mais que Odete Roitman. Já fiz tanta coisa, os papéis mais diversos. Eu sou uma atriz de teatro, não sou uma atriz de um papel só", declarou.
ÚLTIMOS ANOS
Em 2013 ela sofreu uma queda na zona sul do RJ por causa de um buraco na rua. Ficou com
um hematoma no rosto. O então prefeito da cidade, Eduardo Paes, lhe pediu desculpas.
Em 2015 ela caiu no palco durante a peça, Nine - Uma História Felliniana, mas sofreu só
pequenas escoriações. No mesmo ano fez o trabalho derradeiro, na TV, Os Experientes.
E então se retirou da vida artística.
EPITÁFIO
Guardarei dela a elegância, não por Odete, e por Odete também. Em cada personagem
esta atriz exibia energia e finesse, um toque refinado em que emprestava a vida dela
para tornar vivos seus papeis...
Texto compartilhado do Facebook do amigo Claudio Teran

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.