Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou, entre os dias 13 e 21 de outubro, o Curso de Operador de External Hoist System. O treinamento ocorreu na sede da Ciopaer, em Fortaleza. O curso teve o objetivo de treinar os Operadores Aerotáticos e Pilotos da Ciopaer para operarem o equipamento Hoist, um guincho elétrico para resgate em locais de difícil acesso, onde não existe a possibilidade de uma equipe socorrista acessar por terra, e nem condição de pouso para um helicóptero. “Essa ferramenta é utilizada pelas principais equipes de resgate no mundo inteiro e, nós aqui na Ciopaer, temos ela para auxiliar em nossas operações”, afirma o tenente-coronel David. A primeira turma do curso, realizada em 2025, contou com 12 alunos, sendo quatro pilotos e oito operadores Aerotáticos. >>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assunt...
O empréstimo pode ser aprovado no plenário do Senado ainda hoje
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou, na manhã desta terça-feira (4/9), autorização para operação de crédito externo entre a prefeitura de Caucaia e a Corporação Andina de Fomento (CAF). O montante de até 80 milhões de dólares corresponde a 333,6 milhões de reais, pela cotação de hoje (um dólar equivalendo a R$ 4,17).
A operação vai garantir o financiamento parcial do Programa de Infraestrutura Integrada daquele município da região metropolitana de Fortaleza. A contrapartida do município de Caucaia será de 20 milhões de dólares (83,4 milhões de reais na cotação de hoje).
Por solicitação do senador José Pimentel (PT-CE), os membros da CAE também aprovaram regime de urgência para a tramitação da proposta. Com isso, a matéria pode ser incluída na Ordem do Dia do Plenário e aprovada ainda hoje.
O programa prevê intervenções socioambientais de mobilidade urbana, inclusão social e geração de emprego e renda. Entre os projetos estão a melhoria das vias urbanas; requalificação das rotas de ônibus; implantação de vias estruturantes; construção de viadutos, pontes e passagens de nível; urbanização de lagoas; além da instalação de um sistema de videomonitoramento e iluminação pública.
A expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2018, tão logo os recursos sejam liberados pelo CAF e a prefeitura conclua os processos licitatórios que definirão as empresas responsáveis pela execução dos projetos. O prazo para implementação do programa é de cinco anos e o financiamento será pago em 16 anos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.