Os novos 250 agentes foram aprovados no maior concurso da história do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará Uma nova fase começou para os 250 aprovados no concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O Governo do Ceará realizou, nesta segunda-feira (27), a aula inaugural dos cursos de formação para 200 alunos-soldados e 50 cadetes, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas e de autoridades da cúpula da Segurança Pública. De 2023 até o momento, o Governo do Ceará já nomeou cerca de 3.500 novos agentes para as Forças de Segurança do Estado. Além disso, mais de 2 mil vagas estão abertas nos concursos em andamento. “Esse é mais um passo no fortalecimento das Forças de Segurança. Os novos bombeiros são parte do nosso objetivo de interiorização, como a construção do Corpo de Bombeiros da Serra da Ibiapaba, acabamos de inaugurar um Batalhão em Camocim. Queremos ampliar a instituição em to...
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), numa ação conjunta com diversos Centros de Apoio Operacionais (CAOCIDADANIA, CAOPIJ, CAOMACE e CAOCRIM), promovem, no próximo dia 20 de outubro, a palestra “Vida em pauta: como tratar o suicídio na mídia”, com presença do jornalista André Trigueiro. O encontro será no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio), a partir das 8 horas, e tem como público-alvo jornalistas, estudantes e professores de Comunicação, radialistas, publicitários, assessores de imprensa, blogueiros, youtubers, membros e servidores do MPCE. A ação faz parte do projeto “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio”, realizado pelo MPCE e entidades e órgãos parceiros na prevenção e conscientização do suicídio. As inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/JzAqJh e a presença garante aos convidados certificado de participação.
André Trigueiro abordará tópicos como compartilhamento de informações na área de saúde pública sobre suicídio; números de suicídio no Brasil e no mundo; fatores de risco e sociais; história na literatura médica, como o tema vem sendo compreendido entre diferentes especialistas; a relação com a depressão; como a OMS entende que o tema deve ser abordado pela mídia e o Efeito Werther – o efeito imitativo do comportamento suicida.
O Vidas Preservadas iniciou em abril de 2018 e tem como objetivo promover uma abordagem intersetorial do tema, além de traçar estratégias de atuação do MPCE pela prevenção do suicídio, com a colaboração de diversos órgãos e entidades parceiros e a realização de capacitações para os mais variados públicos, como psicólogos, profissionais de Segurança Pública, comunicadores e educadores. “O projeto traz duas afirmações fortes: nós precisamos falar sobre o suicídio e de políticas públicas efetivas de prevenção ao suicídio. Estas são nossas bandeiras porque os números desta prática vêm crescendo e hoje estão alarmantes. Em 2009, o Ceará era o nono estado em número de suicídio e, hoje, está em quinto lugar”, declarou o promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do projeto.
A Organização Mundial da Saúde estabeleceu esse ano a meta de reduzir em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020. Ainda segundo a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa interrompe a própria vida. O número de óbitos autoprovocados é significativamente maior que aqueles causados por homicídios: 800 mil por ano, contra 470 mil. O problema é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking mundial.
Sobre o palestrante
André Trigueiro é jornalista da Rede Globo e autor do livro “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo”, que traz dados sobre a prevenção e a incidência do tema, baseados em relatórios da OMS, do Ministério da Saúde e de entrevistas. O autor mostra que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido, com informação e debates que vençam o tabu.
André Trigueiro é jornalista da Rede Globo e autor do livro “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo”, que traz dados sobre a prevenção e a incidência do tema, baseados em relatórios da OMS, do Ministério da Saúde e de entrevistas. O autor mostra que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido, com informação e debates que vençam o tabu.
Serviço:
Vida em pauta: como tratar o suicídio na mídia
Data: 20 de outubro de 2018
Horário: 8h
Local: Auditório da PGJ (Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio)
Inscrições: https://goo.gl/JzAqJh
A presença garante certificado de participação
Vida em pauta: como tratar o suicídio na mídia
Data: 20 de outubro de 2018
Horário: 8h
Local: Auditório da PGJ (Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio)
Inscrições: https://goo.gl/JzAqJh
A presença garante certificado de participação
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.