terça-feira, 20 de novembro de 2018

Aquiraz reabre Casa do Capitão Mor e recebe XII Encontro Mestres do Mundo nesta semana



O Governo Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Cultura, reabre para visitações, a Casa do Capitão Mor nesta terça (20), às 17h30, com acesso gratuito.

Situada na rua Capitão Mor, no centro de Aquiraz, encontra-se a casa mais antiga construída na cidade. A edificação, conhecida como Casa Capitão Mor é, na verdade, a Casa dos Ouvidores, construída há cerca de 300 anos. Foi a residência da maior autoridade da capitania durante o século XVIII.A casa pertenceu ao Capitão Mor Manoel da Fonseca Jaime, que governou a Capitania do Ceará de 1713a 1716, época em que Aquiraz era sede do governo.

A residência, juntamente com mais duas edificações vizinhas, faz parte do grupo de moradias, construídas ainda nos setecentos, próximo à Praça da Matriz, tendo nas suas vizinhanças outras edificações tombadas pelo Estado, como o museu Sacro São José do Ribamar e a Igreja Matriz de São José de Ribamar.

Segundo o secretário de cultura, William Mendonça, esta é mais uma ação que reforça o compromisso do município com a cultura. “ Mais um compromisso com o patrimônio material e imaterial alcançado. Não só pelo valor histórico, a importância da reforma e reabertura traz outros significados para a comunidade, assim como possibilita a atuação de diversas linguagens artísticas como as artes visuais", diz o secretário.

O equipamento, além de um acervo permanente, contará com as exposições “Valores do meu lugar” e” Mestres da Cultura”, como parte da programação do XII Encontro Mestres do Mundo. A Casa do Capitão Mor funcionará de segunda a sexta, de 8h às 11h (manhã) e 13h às 17h (tarde). Informações e agendamentos podem ser feitos através do telefone (85) 3361.1838 e e-mail acaocult@aquiraz.ce.gov.br .


XII ENCONTRO MESTRES DO MUNDO - AQUIRAZ 2018

E com uma programação intensa, de 21 a 24 de novembro (quarta a sábado), Aquiraz recebe um dos maiores eventos de valorização à cultura em âmbito imaterial. Com o tema “Encontro Mestres do Mundo, tempo de amor e flor para quem sabe salvaguardar afetos” procuramos evidenciar as formas de vidas embutidas nas diversas expressões culturais que se projetam a partir dos Tesouros Vivos da Cultura e que vai muito além do saber/fazer que se deseja salvaguardar e reconhecer.

Buscamos promover não apenas a valorização de Mestras e Mestres e seus fazeres, mas sim, possibilitar por meio do contato com estas/estes a singeleza de um mundo necessário hoje, de uma vida amorosa e afetuosa que nos abrace junto à mãe natureza, promotora de toda a vida e possibilitadora da permanência da vida humana. Além de ser uma oportunidade ímpar de vivenciar a diversidade cultural tradicional, esse encontro permite o compartilhar e o sentir de vidas humanas que se doam por meio desse contato com os guardiões das memórias ancestrais do nosso e de muitos povos irmãos.

O XII Encontro Mestres do Mundo é um evento estruturante realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT desde 2005, cuja atual edição acontece de 21 a 24 de Novembro de 2018 em Aquiraz (CE), com produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição parceira selecionada por meio de edital, com parceria da Prefeitura Municipal de Aquiraz e apoio cultural do Fórum de Cultura Popular Tradicional, Comissão Cearense de Folclore, Tapera das Artes e Museu Sacro São José do Ribamar.



PROGRAMAÇÃO COMPLETA XII ENCONTRO MESTRES DO MUNDO

Site: www.mestresdomundo.org.br



SERVIÇO:

REABERTURA CASA DO CAPITÃO MOR CERVO PERMANENTE E EXPOSIÇÕES DE XILOGRAVURAS “VALORES DO MEU LUGAR” E “MESTRES DA CULTURA”

Quando: 20/11, às 17h30

Onde: Rua Capitão Mor, 34 – Aquiraz/Centro

Acesso: GRATUITO

FUNCIONAMENTO DA CASA DO CAPITÃO MOR

SEGUNDA A SEXTA: 8h às 11h (manhã) e 13h às 17h (tarde)

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTOS: 85 3361.1838 | acaocult@aquiraz.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.