A brasileira Beatriz Haddad Maia foi eliminada do US Open após ser derrotada por 2 sets a 0 (parciais de 6/0 e 6/3) pela norte-americana Amanda Anisimova, na noite desta segunda-feira (1) em Nova York (Estados Unidos). Após derrotar a brasileira, atual número 22 do mundo, a norte-americana, 9ª colocada do ranking mundial, enfrenta nas semifinais a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo. Com a queda de Bia, as esperanças brasileiras no US Open se concentram em Luisa Stefani, que, ao lado da húngara Timea Babos, avançou nesta segunda para as quartas de final da chave de duplas. O próximo desafio será a equipe formada pela canadense Gabriela Dabrowski e pela neozelandesa Erin Routliffe.
A obra traz reflexão sobre outras formas de crescimento para além do viés econômico, com foco na União das Nações Sul-americanas, UNASUL.
O advogado cearense André Brayner lança no dia 11 de dezembro, no Centro Cultural Dragão do Mar, o livro “Direito à Integração Democrática na América do Sul”, que aborda temas atuais sobre as relações do Brasil dos pontos de vista econômico, político e humanitário. A obra, que foi seu trabalho de dissertação de mestrado, tem foco na União das Nações Sul-americanas, UNASUL, último organismo internacional de integração feito na América Latina. O livro, no entanto, não se limita apenas a essa temática, mas faz uma análise histórica, com elementos políticos e jurídicos do processo de integração, além de avaliar os organismos anteriores, os que ainda existem e compreender a diferença entre eles.
A reflexão que o livro traz gira em torno do processo de pensar em um crescimento mais amplo e equilibrado dos países. Para o advogado André Brayner, a análise econômica de forma isolada, com modelos predeterminados, se mostra muito inadequada. Como se o Brasil não fosse capaz de pensar novas relações com estratégias econômicas mais humanas e justas. “A sensação que temos, principalmente quando conversamos com pessoas do mercado financeiro, é de que só é possível seguir uma métrica e que só por meio dela se pode chegar a um desenvolvimento”, explica.
Regionalmente
No Ceará, existem algumas situações que podem ser citadas de parcerias positivas com outros países. Como, por exemplo, as relações comerciais que se firmaram entre o governo do estado e a China, país que assim como o Brasil, compõe o bloco econômico BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China). A aproximação com os chineses teve início após o cancelamento da refinaria Premium II, no Porto do Pecém. Em 2015, quando a Petrobras recuou na instalação do equipamento, o governo cearense começou a tecer laços comerciais com a China.“Essa é a compreensão que se deve ter. De que projetos importantes podem ser financiados por meio do relacionamento”, ressalta o advogado.
Outra parceria importante é com a empresa Angola Cables. Oficialmente, cabos submarinos de fibra óptica saem da capital cearense até à África do Sul para o tráfego de internet. Por estar geograficamente bem instalada, a cidade pode se beneficiar com essa característica e enxergar relacionamentos que geram oportunidades de negócios.
UNASUL
No livro, a abordagem da integração entre os povos de maneira mais ampla começa à partir da criação da UNASUL. O organismo reúne os doze países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O bloco foi criado em 2008, com o objetivo de promover a integração de uma forma mais abrangente por meios econômicos, sociais, culturais e políticos de seus países-membro.
Sobre o autor
André Vitorino Alencar Brayner é advogado e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, UNIFOR, com pesquisa sobre Direito à Integração na América do Sul. Possui atuação científico-jurídica nos campos relacionados ao Direito Internacional, Direitos Culturais e Terceiro Setor. Atualmente é professor de Direito na Faculdade Vidal de Limoeiro do Norte, Favili, e Consultor Jurídico do Instituto Brasil África e do Instituto Dragão do Mar.
Serviço
Lançamento do livro Direito à Integração Democrática na América do Sul
Local: Centro Cultural Dragão do Mar
Horário: 19h00
Valor do livro: R$ 42,00
Vendas: lumenjuris.com.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.