Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Grupo de Inovação e Pesquisa em Energias e Recursos Minerais (Gipem) , vinculado ao Departamento de Geologia, anuncia a assinatura de um termo de cooperação com a Petrobras, em parceria com a empresa francesa Eliis , líder global no segmento de software de interpretação sísmica, para realização de pesquisa aplicada, com duração de quatro anos. A iniciativa pretende desenvolver novas ferramentas de inteligência artificial (IA) para o software PaleoScan™ , de propriedade da Eliis. Tecnologia de ponta de interpretação sísmica e modelagem geológica, o software é utilizado mundialmente em trabalhos exploratórios do subsolo, incluindo projetos de extração e manejo de recursos – como petróleo, gás e minerais. Uma assinatura simbólica do termo foi feita em novembro, na Conferência 2025 da Sociedade Brasileira de Geofísica, com representantes da Petrobras, da Eliis e da UFC, entre eles a professora Karen Leopoldino (segu...
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça do Juizado Especial de Crato, celebrou, na quinta-feira (01/11), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) com o objetivo de o órgão promover a adequação das lombadas e/ou equipamentos equivalentes de redução de velocidade, nos termos da Resolução n.º 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O Detran tem o prazo de um ano para mapear todos os redutores de velocidade (lombadas, tachas e tachões) das vias estaduais que atravessam o município de Crato. O órgão de trânsito se compromete ainda a promover a referida adequação, bem como realizar, com periodicidade, a manutenção de todos os redutores, sejam físicos ou eletrônicos, dispostos nas vias do município. O descumprimento ou violação de qualquer dos compromissos assumidos no TAC implicará o pagamento de multa correspondente a R$ 1.000,00 por dia.
De acordo com o promotor de Justiça Thiago Marques Vieira, anteriormente, o MPCE já havia celebrado TAC com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Crato visando a adequar os redutores de velocidade existentes nas vias da cidade aos termos da Resolução do Contran, com especial atenção para a retirada das tachas e tachões transversais. Cumprido o referido TAC com o Demutran, restou a efetivação das vias estaduais que cortam o município.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.