O Ministério Público do Ceará, por meio da 1° Promotoria de Justiça de Jaguaribe, ajuizou Ação Civil Pública com pedido de tutela provisória de urgência na Vara Cível da Comarca local para suspender obras realizadas pela Associação Comunitária dos Filhos e Amigos de Feiticeiro (AFAF) nas margens do Açude Joaquim Távora, no distrito de Feiticeiro. A medida foi tomada após constatação de intervenções sem licença ambiental, incluindo aterros, supressão de vegetação e construção de estruturas recreativas que comprometem a Área de Preservação Permanente (APP) e ameaçam a segurança hídrica da comunidade. Segundo relatório da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SAMAP), a associação implantou uma “prainha” com aterro de 550 metros de margem usando pó de pedra, ergueu banheiros, cozinha e sede, e desmatou 8.300 m² para um campo de futebol. As obras, classificadas como de porte médio pela Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA) nº 07/2019, geram risc...

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas e o conselheiro federal da seccional, Hélio Leitão, se reuniram, essa semana, em Brasília, com a Conselheira Daldice Maria Santana de Almeida, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo era deliberar sobre o Processo de Controle Administrativo nº 0011211-33.2018.2.00.0000 da Seccional Cearense, que solicita que todos os atos processuais sejam devidamente publicados.
Segundo Erinaldo Dantas, o ideal é todas as intimações dos processos eletrônicos, estejam no sistema do Diário da Justiça. “Atualmente, a Justiça Federal não publica os atos dos processos eletrônicos, e, de igual forma, os feitos nos juizados especiais no Tribunal de Justiça, também não publicam. Enquanto isso, corre o prazo processual sem a devida intimação pública da advogada e do advogado. Portanto, estamos lutando para dar transparência, celeridade ao andamento do processo e facilitar o exercício da advocacia”, afirmou.
Se acatado pelo Plenário do CNJ, o procedimento obrigará a justiça estadual e a justiça federal no Estado a terem que publicar todos os atos no Diário de Oficial da Justiça e no Diário de Justiça Eletrônico Nacional, respectivamente.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.