#audioinclui

quinta-feira, 14 de março de 2019

Colabora Inova - Open Data Day Fortaleza promoverá debates e oficinas sobre uso de dados abertos




Ciência aberta, rastreamento do fluxo de dinheiro público, mapeamento aberto e desenvolvimento igualitário. Focado nestes quatro eixos é que ocorrerá o Open Data Day Fortaleza, evento mundial apoiado pela rede internacional Open Knowledge, com o objetivo de incentivar governos, empresas e a sociedade civil a usarem dados abertos em suas iniciativas.

O  Open Data Day- Fortaleza 2019 é organizado pela jornalista  Thays Lavor e a equipe da Casa da Cultura Digital Iracema - equipamento da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CITINOVA) -  que sediará o evento, a ser realizado no sábado,  dia 23, das 8h30 às 22 horas. Todas as atividades são gratuitas e as pré-inscrições podem ser realizadas por meio deste link. As vagas nas oficinas somente serão garantidas com o credenciamento, que será feito 30 minutos antes de cada atividade.
Ao todo serão disponibilizadas 10 vagas ativas para cada atividade com acesso aos computadores da instituição, entretanto, quem não conseguir uma dessas vagas poderá participar como ouvinte levando seu notebook pessoal. Não existe pré-requisito para participação, apenas a vontade de aprender.   

Este ano, o Open Data Day chegará a capital cearense com uma vasta programação, incluindo oficinas, debates,  web-conferência e palestras. As atividades buscam a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento e envolvem servidores públicos, desenvolvedores, designers, estatísticos, cientistas sociais e jornalistas.

Após as oficinas e debates, que estão agendados para os turnos da manhã e tarde, o evento será encerrado com o  Cerveja Com Dados, uma iniciativa da  Escola de Dados, que busca aproximar pessoas interessadas no trabalho com dados, a partir de diferentes abordagens. As famosas lightning talks terão início às 19 horas, com apresentações de Eduardo Cuducos (Operação Serenata de Amor), Alessandra Benevides (educLAB - UFC), André Lopes (Mapa Cultural - Secult) e apresentação do produto final das oficinas do Open Data Day - Fortaleza. Como de costume, as palestras têm duração de 15 minutos, pois a ideia é que as falas sejam curtas, e que o tempo total das apresentações não passe de uma hora.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.