Após mais de 25 anos de negociações, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) foi aprovado nesta sexta-feira (9) pelo Conselho da EU. Com a previsão de ser assinado no dia 17 em Assunção, Paraguai, o tratado estabelece as bases da maior zona de livre comércio do mundo, envolvendo cerca de 700 milhões de pessoas. Embora celebrado por governos e setores industriais, o acordo ainda enfrenta resistência de agricultores europeus e ambientalistas, que criticam possíveis impactos sobre o clima e a concorrência agrícola. A implementação será gradual e os efeitos práticos devem ser sentidos ao longo de vários anos. Após a assinatura formal, o acordo ainda precisará ser aprovado pelo Parlamento Europeu. Partes que extrapolam a política comercial, como acordos técnicos, exigirão ratificação nos parlamentos nacionais da UE, o que pode alongar o cronograma e abrir espaço para disputas. Confira os principais pontos do acordo: 1. Eliminação de tarifas alfa...

O empresário Sampaio Filho participou, nesta quinta-feira (28), de um almoço empresarial, promovido pela AJE Fortaleza. Na ocasião, ele compartilhou sua trajetória empresarial, destacando a importância do associativismo, no qual ele é um membro ativo, como presidente do SIMEC.
Sampaio destacou, também, a importância da participação nesses movimentos e a participação nas entidades de classe, onde atualmente ele é presidente do Cointec e responsável pelo observatório da indústria.
“A troca de experiência é sempre muito rica em nossos almoços empresariais, deste vez não foi diferente, muito bom receber Sampaio que tanto tem contribuído pela inovação da indústria no nosso Estado’’, ressaltou Rafael Fujita, coordenador-geral da AJE Fortaleza.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.